Jardineiro: saiba tudo sobre essa profissão

Compartilhar

jardineiro cuidando de uma cerca viva com uma roçadeira Toyama

No Profissão Jardineiro vamos passar várias dicas e curiosidades sobre essa atividade para quem deseja fazer dela, sua profissão.

O jardineiro é responsável pelos cuidados de jardins, sejam eles pequenos, como os de residências, pequenos terrenos e condomínios, ou grandes áreas externas, como os de praças públicas, parques ou encostas de rodovias. A primeira coisa que vem à cabeça quando se pensa num jardineiro, é limpar ou embelezar os espaços verdes.

Contar com a ajuda de um profissional qualificado para realizar esse trabalho, é  indispensável, pois jardins bem cuidados ajudam a filtrar o ar e a fornecer oxigênio, a regular a temperatura em grandes cidades, colaboram com o meio ambiente atraindo animais que auxiliam na polinização e propagação da natureza, além é claro, de contribuir para trazer beleza e funcionalidade para os espaços verdes.

O jardineiro sabe como manter o solo fértil, realizar controle de doenças e pragas, possui amplo conhecimento sobre adubação, poda e sabe fazer todas as etapas da manutenção do jardim, para manter as plantas saudáveis e bonitas, além de realizar a melhor combinação de espécies para criar um jardim bonito e harmonioso.

Cabe também ao jardineiro conhecer a diversidade de plantas, flores e sementes, estar atento em preparar o solo para o desenvolvimento saudável de cada uma, saber quais são os elementos que favorecem o crescimento de cada planta e técnicas de plantio, sempre respeitando o tempo de desenvolvimento de cada espécie.

De maneira geral, o jardineiro pode trabalhar com as funções:

  • Preparar o solo para o plantio
  • Adubar a terra sempre que necessário
  • Plantar flores, árvores, arbustos e gramados
  • Cultivar diferentes espécies de plantas
  • Realizar a manutenção do gramado
  • Fazer a limpeza do jardim (remover folhas secas, podar, entre outras tarefas)
  • Conservar a saúde das plantas, controlando pragas e doenças
  • Fazer a conservação de jardins de um modo geral

Além de entender sobre todo o processo, o jardineiro também precisa conhecer os materiais e equipamentos necessários para auxiliar no trabalho, prestando um serviço de qualidade, aumentando o rendimento de seu trabalho com equipamentos que tragam mais praticidade, desempenho, força e energia.

Para o cuidado e cultivo constante do jardim, o jardineiro precisa buscar ferramentas para potencializar seu trabalho e auxiliá-lo nas tarefas mais pesadas, como podas, desbastes, limpeza e tantas outras que consomem grande tempo, utilizando equipamentos que possam reduzir os esforços manuais de atividades frequentes ou trabalhos mais intensos.

Pensando nisso, a Toyama criou as linhas X e XP, pensadas para atender as atividades de  uso frequentes e intensivas. Usando essas máquinas, o profissional vai trabalhar com mais facilidade, agilidade e ter mais produtividade.

A Toyama é parceira das profissões, desde a idealização de equipamentos e da criação e distribuição de conteúdos que mostrem a função de cada equipamento, e de que forma ele pode contribuir para melhor desempenho em situações profissionais, como é no caso dos jardineiros.

Conheça a Linha X e XP da Toyama

O objetivo principal dessas linhas é atender a intensidade de utilização. Para cada tipo de cliente, a Toyama possui uma linha que busca atender as necessidades e desenvolve equipamentos com a estrutura e desempenho desejado para você trabalhar com mais desempenho, produtividade, segurança, potência, qualidade e alta performance.

Linha X

Os produtos da linha X, também conhecida como linha intermediária, foram desenvolvidos para uso frequente, mas podem ser usados em atividades de jardinagem para fazer acabamentos, detalhes na decoração, pequenas manutenções de grama e poda.

Os equipamentos dessa linha são indicados para trabalhos regulares com média intensidade nas atividades, já que a potência dos produtos garante mais eficiência em serviços de maior complexidade.

Entre os produtos da linha, estão: os aparadores de grama, cortadores dirigíveis, podadores, roçadeiras (laterais, costais e multifuncionais) e sopradores e sopro aspiradores.

Muito utilizados por autônomos, os equipamentos desta linha são indicados para a manutenção, que proporcionam lucratividade, estabilidade e mais produtividade.

Linha XP

Os produtos da linha XP são indicados para profissionais que buscam equipamentos potentes com alta performance e desempenho para atender serviços pesados e complexos, com uma frequência diária intensa, fornecendo maior autonomia em empreitadas como a manutenção de rodovias e fazendas.

Entre os equipamentos disponíveis na linha, estão: cortadores de grama, tratores giro zero e roçadeiras desenvolvidas para realizar atividades mais intensas e diárias.

Quais equipamentos um jardineiro utiliza?

Para esse profissional, o atendimento eficaz e a conquista de novos clientes lhe garantem maior lucratividade. Por isso, investir em conhecimento e em ferramentas de qualidade de uso profissional, que apresentem durabilidade e aumentem a produtividade nas suas atividades profissionais do dia a dia, é de extrema importância.

Entre os elementos principais de trabalho, estão os aparadores e cortadores de grama; podadores, roçadeiras, sopradores e aspiradores. Todos estão disponíveis no catálogo da Toyama e divididos entre as linhas X e XP, idealizadas para o profissional de jardinagem nas suas funções frequentes e/ou intensas. Veja mais detalhes:

Aparadores de grama: Indicado para corte de gramas em bordas de paredes e calçadas, ao redor de cercas e para dar acabamento nos gramados.

Cortadores de grama: desenvolvido para o uso frequente, o equipamento conta com lâminas de corte com 5 níveis de regulagem de altura e são indicados para cortes de gramados de baixa densidade.

Cortadores dirigíveis: disponíveis em diversos modelos e velocidades, apresentam economia de combustível e são utilizados para o corte de grama em áreas de baixa densidade com opções que possuem saídas laterais, traseiras, trituradores que picam a grama para fazer o adubo ou recolhedor na cesta.

Podadores: um equipamento fácil e confortável de manusear, indicado para a manutenção de cercas vivas, fortes e lenhosas. Auxiliando na agilidade e cuidado dos jardins.

Roçadeiras: indicada para atividades como: corte de grama, limpeza de pastos, matos, capim, e quando acoplados há acessórios podem ser utilizados para limpezas em paralelepípedos (escova de aço), ervas daninhas e vegetação rasteira.

Roçadeira multifuncional: em uma versão mais potente e com baixo consumo de combustível, a roçadeira multifuncional foi desenvolvida para possibilitar um trabalho mais prático, reunindo 4 operações em 1 único produto. É indicada para atividades de corte de grama, corte em galhos de árvores, poda em cercas vivas, entre outras funções.

Soprador de Folhas: indicado para a limpeza de pátios e maquinários, os modelos de sopradores ajudam a varrer ou soprar folhas. Já o modelo Soproaspirador, possui uma bolsa coletora e tem dupla função: além de soprar, também aspira folhas.

Como vimos, o profissional de jardinagem é de extrema importância para o cuidado e manutenção dos jardins, e tem um conhecimento muito amplo na preservação dos ambientes, usando técnicas de plantio, conservação, poda, irrigação e demais cuidados para manter esses ambientes verdes em perfeito estado.

Jardineiro, sabemos que seu trabalho é indispensável para o ecossistema e para manter a beleza de áreas verdes, por isso buscamos fornecer equipamentos que auxiliem no seu dia a dia de trabalho. Seu trabalho é a força que nos conecta! Conheça nosso catálogo completo de produtos de  para Jardim.

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!