Conheça os principais tipos de grama e como cuidar de cada uma delas - Toyama

Conheça os principais tipos de grama e como cuidar de cada uma delas

Compartilhar

homem cuidando da grama

Para  cuidar de cada tipo de grama, cada estação precisa de uma atenção especial para manter o gramado com aspecto sempre saudável. Conheça 7 tipos de grama e como cuidar de cada uma delas.

1. Grama Esmeralda

Grama Esmeralda plantada em um parque

É o tipo de grama mais comum comercializada no mercado brasileiro. Essa grama se adapta com facilidade a qualquer tipo de terra, é resistente às variações climáticas, possui folhas finas e lisas, perfeita para jardins, parques e ambientes onde circulam pessoas.

Caracterizado por ser um gramado denso, é também uma ótima opção para quem deseja combater a erosão em barrancos e sua alta densidade reduz a população de ervas daninhas.

Como cuidar

Você pode adubar ou cobrir de terra no inverno, entre os meses de junho a agosto. Recomenda-se a aplicação de suplementos de ferro e fertilizantes nitrogenados para manter a grama com a cor vívida.

Embora seja resistente a períodos de seca, é importante irrigar regularmente, mas evite deixá-la encharcada. A rega deve ser feita sempre que a umidade do solo estiver baixa.
A poda deve ser feita sempre que a altura da grama passar dos 5 cm de altura, mas atenção para não cortar a grama muito rente ao solo. Caso a grama esteja crescendo bem, espere pelo menos 7 dias entre uma poda e outra.

2. Grama Batatais

Grama Batatais sendo usada como pasto, com uma vaca se alimentando dela

Espécie bastante popular, também é conhecida como Grama Mato Grosso, Grama da Bahia, Grama Forquilha e Grama de Pasto.

Ela também é densa e tem um aspecto bastante volumoso, caracterizada por possuir folhas pequenas e largas, com textura de veludo. Necessita de muito sol para se desenvolver com facilidade.

As Gramas Batatais também são ótimas opções para conter a erosão do solo em encostas,   além de ser resistente a solos mais frágeis e pobres de nutrientes.

Para quem tem gado ou animal, a Grama Batatais também serve como pasto e é muito comum encontrá-la em ambientes como fazendas e haras.

Como cuidar

A Grama Batatais deve ficar ao sol, pois ela precisa disso para sobreviver, sendo a primavera a melhor época do ano para realizar o plantio. Adube semestralmente e mantenha uma irrigação regular.

Como esse tipo de grama cresce rápido e é suscetível à ervas daninhas, as podas devem ser realizadas com maior frequência e sempre que a altura das folhas passar de 5 cm.

3. Grama São Carlos

Grama São Carlos

Para quem procura uma grama que gosta de sombra, essa é a melhor opção. A Grama São Carlos também é conhecida como Grama Curitibana, Grama Tapete ou Grama Sempre Verde.

Esse tipo de grama tem as folhas bastante largas e não produz muitas sementes, sendo também uma opção muito utilizada em pastos.

Mesmo gostando de sombra, precisa receber algumas horas de sol ao dia. Essa espécie se adapta com facilidade a ambientes úmidos e frios e, assim como a Grama Esmeralda, possui uma exigência nutricional menor, dispensando o uso frequente de fertilizantes.

Como cuidar

Embora se adapte bem em ambientes úmidos, não resiste à falta de água, por isso, é preciso mantê-la sempre bem irrigada.

É muito resistente a pragas e ervas daninhas e a poda deve ser feita quando suas folhas ultrapassam 3 cm de altura.

4. Grama Bermudas

Grama Bermudas, muito usada em campos de futebol

Quem ama acompanhar futebol sabe que o campo influencia diretamente na condição do jogo, por isso, os gramados dos campos são sempre bem cuidados. Aquele tipo de grama verdinha, geralmente, é a Grama Bermudas, que também é chamada de Grama-seda, Erva-gramilheira e Escalracheira.

Sua folhagem é caracterizada por ter sempre um tom verde vivo, além de ser bastante resistente a períodos secos, de enfrentar bem as ervas daninhas e resistir com mais facilidade a grandes impactos, sendo ideal para campos de futebol.

Como cuidar

Esse tipo de grama precisa de solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, por isso a adubação deve ser semestral.

A irrigação deve ser frequente, molhando pela manhã e no final da tarde, espalhando bem a água. A poda deve ser feita quinzenalmente, deixando o gramado com uma altura de mais ou menos 1 centímetro, para garantir uma boa ventilação e evitar o crescimento de fungos.

5. Grama Coreana

Grama Coreana em montinhos que são formados quando ela não é aparada com frequência

Também conhecida como Grama Japonesa ou Grama Veludo. Esse tipo de grama tem a folha fina e, geralmente, extremamente resistente à seca e ao calor, mas não é tão resistente ao pisoteio, sendo indicada para locais com baixa circulação de pessoas.

É sensível a baixas temperaturas, mas tem tolerância à salinidade, sendo bastante usada em regiões litorâneas.

Como cuidar

Esse tipo de grama, resistente a pragas e a ervas daninhas, deve ser cultivado em solos férteis e bem drenados. Precisa ser adubada pelo menos duas vezes ao ano.

Consome pouca água e como seu crescimento é lento, a poda não precisa ser tão frequente, mas deve ser feita se você quiser manter o gramado nivelado, caso contrário, o crescimento da grama forma “montinhos” (touceiras).

6. Grama Santo Agostinho

Grama Santo Agostinho

Esse tipo de grama é caracterizado por ter bastante folhas lisas e estreitas, além de possuir uma coloração verde-escura, resultando em um gramado denso. Uma curiosidade dessa grama é que ela se adapta bem a solos salinos e faixas litorâneas, então é bem comum encontrá-la em ambientes na praia.

Como cuidar

Essa grama é bem resistente a pragas, doenças e ervas daninhas. Embora resistente a pisoteios, não é a indicada para campos esportivos.

Precisa de solo fértil e bem drenado para crescer saudável e a adubação pode ser feita 2 vezes por ano, preferencialmente no começo e no final do verão.

Com velocidade de crescimento médio, a poda pode ser realizada quando a grama atingir 3 centímetros de altura.

7. Grama Preta

Grama Preta, muito usada por paisagistas

No mercado, ela também pode ser encontrada pelos nomes Barba de Dragão ou Barba de Cobra. Esse tipo de grama, geralmente, é usada para ornamentar, sendo uma ótima opção para áreas de sombras. Apresenta flores com coloração lilás, com folhas finas e escuras.

É a preferida por decoradores e paisagistas por ser bonita e excelente para forrar solos. Você também pode encontrar esse tipo de grama em aquários para criação de peixes.

Como cuidar

Apesar do crescimento rápido, esse tipo de planta possui baixa manutenção. Cada folha pode chegar até 20 centímetros de altura, o que faz com que a poda seja necessária apenas quando o seu crescimento começa a interferir na decoração.

Essa grama é muito resistente, inclusive ao frio extremo de até -20C, quando fica dormente. A rega deve ser feita com alta frequência, preferencialmente ao fim da tarde e com cuidado para não encharcar o solo.

No período mais frio do ano, pode-se espaçar um pouco mais a rega. A adubação deve ser feita de seis em seis meses, sem excesso.

Cuidados durante as estações do ano

Como pode verificar, cada tipo de grama exige cuidados específicos com adubação, melhores horários para regar e quando realizar a poda, para se manter sempre verde e saudável.

Primavera

Nessa época a grama começa a sair do período de dormência. Para incentivar o crescimento, é importante adubá-la com fertilizantes próprios para grama. Lembre-se de regar logo após a adubação, para evitar danos à planta.

Aproveite para remover as ervas daninhas de maneira manual e arranque até a raiz. Regue a grama pela manhã ou à noite.

Verão

O calor e as chuvas favorecem o crescimento da grama e para manter seu gramado bem cuidado no verão a poda deve ser constante, mas não deve ser feita logo após chover. No final da estação, comece a preparar o gramado para o outono, com adubo ricos em nitrogênio para favorecer o crescimento da grama.

Outono

Nesse período o gramado deve ser preparado para enfrentar o inverno. Para isso, é recomendado regar a grama pela manhã. Ao final da estação, invista na aplicação de adubos ricos em potássio em todo o gramado, para fortalecer a planta.

Inverno

Nessa época a grama entra em dormência para sobreviver aos dias frios com menos horas de luz. Para cuidar do gramado no inverno, regue no máximo 3 vezes na semana e faça as podas mais espaçadas, retirando os restos da grama cortada para evitar que apodreçam e causem fungos.

Além disso, é importante usar as ferramentas de jardinagem certas, que irão ajudar na poda e contribuir para que as folhas não sejam danificadas.

Conte com a Toyama em todas as estações do ano para realizar a manutenção do jardim e manter seu gramado sempre verde. Procure uma loja especializada e conheça os acessórios e equipamentos de força e energia que trabalham por você!

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!