Perguntas Frequentes | Toyama

Perguntas Frequentes

A Toyama recomenda utilizar o óleo lubrificante Toyama GG10 ou o óleo lubrificante SAE 10W-30.

Confira mais detalhes na matéria do Blog: https://toyama.com.br/blog/lubrificantes-conheca-a-especificacao-certa-para-motores-a-gasolina-ou-diesel/ 

A Toyama recomenda utilizar o óleo lubrificante Toyama DG15 ou o óleo lubrificante SAE 15W-40.

Confira mais detalhes na matéria do Blog: https://toyama.com.br/blog/lubrificantes-conheca-a-especificacao-certa-para-motores-a-gasolina-ou-diesel/ 

Para os produtos Toyama que são movidos a gasolina, pode ser utilizada apenas gasolina comum.

Podem ser utilizados 2 tipos de óleo 2T:

  • Óleo 2T Toyama Lub FG50 (50:1), ou seja, 20ml de óleo Toyama Lub FG50 para 1 litro de gasolina.
  • Óleo Mineral 2T (25:1), ou seja, 40ml de óleo mineral 2T para 1 litro de gasolina.

 

Confira mais detalhes na matéria do Blog:

Como preparar a mistura de gasolina e óleo 2 tempos para a sua máquina?

Não. Por questões de segurança, os equipamentos são vendidos sem a adição de combustível ou lubrificante no motor. Antes de colocar seu equipamento a combustão para funcionar, lembre-se de adicionar lubrificante e combustível no produto. Desta forma, você prepara o motor para uso e evita problemas indesejados.

Sim, pode ligar fora da água, porém deve fazer isso usando um fone de teste com uma mangueira de água ou colocando a caixa de transmissão dentro de um tambor com água.

Ligar o motor de popa fora da água (sem água) vai provocar o derretimento do rotor da bomba de água.

Recomendamos que produtos com motor a gasolina sejam ligados pelo menos uma vez por semana. Assim, você evita que a gasolina se deteriore e tranque o carburador.

Recomendamos que produtos com motor a diesel sejam ligados pelo menos uma vez por mês. Assim, você evita que o combustível obstrua o sistema de injeção.

  • Verifique se tem óleo lubrificante no cárter do motor.
  • Verifique se tem combustível no tanque.
  • Verifique se a torneira de combustível está aberta.
  • Verifique se a chave (Liga/Desliga) está na posição “Liga”.

 

OBS: Verifique o Manual do Usuário que acompanha o produto.

Não, nenhum equipamento sai de fábrica com óleo lubrificante.

  • Produtos com motores 4T podem trabalhar em inclinações de até 20 graus.
  • Produtos com motores 2T podem trabalhar com inclinações de até 45 graus.

OBS: Verifique o Manual do Usuário que acompanha o produto.

Para responder essa pergunta, é necessário antes a análise de um eletricista sobre a sua instalação elétrica. Ele fará o dimensionamento de um gerador que atenda à sua necessidade.

Para o utilizar geradores com nobreaks, eles devem ser de “dupla” ou “tripla” conversão (também recomendamos ligar para o fabricante do nobreak e pedir para ele se o nobreak aceita trabalhar com gerador).

OBS: Também consulte o fabricante do nobreak sobre a utilização com geradores.

Os motores estacionários e as motobombas com partida elétrica podem funcionar utilizando apenas partida manual (deve-se isolar as pontas dos cabos de conexão da bateria).

Os geradores de energia elétrica não podem e não devem ser ligados sem a bateria.

Para atividades que precisam de um fornecimento de energia estável, os geradores com AVR (Automatic Voltage Regulator) ou regulador automático de voltagem são importantes aliados para prover a estabilidade no fornecimento de energia, pois evitam instabilidade no fornecimento de energia e consequentemente eviitam danos aos equipamentos que são alimentados por esta energia.

O motosoldador é um equipamento que permite que sejam executados serviços de solda em locais sem energia elétrica da concessionária.

Um cortador de grama com motor a combustão pode ser utilizado em qualquer localização de terreno, diferentemente de um cortador de grama com motor elétrico, que sempre tem que trabalhar próximo a uma tomada elétrica e também limitado ao comprimento do cabo elétrico.

Os produtos Toyama são garantidos pelo prazo de 180 dias para uso residencial (CPF) e 90 dias para uso profissional (CNPJ), a partir da data de emissão da nota fiscal.

OBS: Salvo os produtos a baixo que têm o prazo de garantia de 1 ano:

. Big geradores (25KVA a 125KVA).

. Motores de popa (linha Marine 2,6hp a 25hp).

. Linha “XP” de roçadeiras (com motores Maruyama e Mitsubishi).

. O local deve ser ventilado.

. Deve ter saída para os gases do escapamento do motor.

. O local deve ser seco.

. Espaço lateral livre de aproximadamente 1 metro para manutenções.

. Cobertura para proteger da chuva.

Para ter acesso ao manual de seu equipamento, localize o modelo do seu produto em nosso site e aperta o botão “Manual”, fica ao lado do botão “Ficha Técnica”.

Para localizar uma assistência técnica próxima de sua casa, click no link abaixo: https://www.toyama.com.br/?menu=asstecnicas

Para produtos com motores refrigerados a ar (gasolina ou diesel), a primeira troca deve ser feita com 10:00hs de uso. Demais trocas, a cada 50:00hs de uso ou a cada seis meses (o que ocorrer primeiro).

Para produtos com motores refrigerados a água (gasolina ou diesel), a primeira troca dever feita com 20:00hs de uso. Demais trocas, a cada 100:00hs de uso ou a cada seis meses (o que ocorrer primeiro).

OBS: Verifique o Manual do Usuário que acompanha o produto.

  • Motobomba autoescorvante é utilizada para enchimento de caminhões pipa, no esgotamento de tanques de água, em plantações de arroz, na drenagem de galerias, entre outros usos.
  • Motobombas centrífugas são utilizadas em irrigações agrícolas, no enchimento de caixas de água, no transporte de água para longas distâncias, em sistemas de pulverização, entre outros usos.

Recomendamos que seja utilizado óleo lubrificante específico para corrente de motosserra (óleo Toyama LUB ISSO VG 150).

A limpeza do filtro de ar vai depender muito do local de trabalho do motor.

Em locais com muita poeira, a manutenção do filtro de ar deve ser diária ou, dependendo do caso, de hora em hora. Em locais com pouca poeira, as manutenções podem ter um intervalo maior.

. Motores estacionários diesel:

. TDE50 a TDE70 = 12V / 18 amperes.

. TDE100 a TDE160 = 12V / 36 amperes.

. Motores estacionários gasolina:

. TE65 a TE70 = 12V / 10 amperes.

. TE130 a TE150 = 12V / 16 amperes.

. Geradores a gasolina:

. TG2800CXE a TG3100CXEV = 12V / 6 amperes.

. TG6500CXE a TG8000CXE = 12V / 16 amperes.

. TG12000CXE = 12V / 36 amperes.

. Geradores a diesel:

. TDG4000BXE a TDG6500BXE = 12V / 18 amperes.

. TDG8500EXP a TDG12000SGE = 12V / 36 amperes.

. TDG20SGE a TDG25SGE = 12V / 55 amperes.

. TDG40SE3 = 12V / 65 amperes.

. DG60SE3 = 24V / 65 amperes (2 baterias).

. TDG125SE3 = 24V / 75 amperes (2 baterias).

. Tratores Cortadores de Grama:

. Todos modelos = 12V / 36 amperes.

Um gerador “Inverter ou Digital” é um gerador que fornece uma energia elétrica 100% estável. Seu uso é recomendado principalmente para alimentar equipamentos eletrônicos sensíveis.

A diferença é que o monofásico utiliza uma fase e um neutro para fornecer energia, já o trifásico é composto por três fases e um neutro.

Motocultivadores têm finalidade principal de cultivar o solo, ou seja, deixar o solo macio para plantio. Podem ser utilizados em sítios, no cultivo de solos arenosos e argilosos, em planícies montanhosas, nos campos de arroz, em pomares e granjas, além de ser úteis para outras finalidades, como remoção das camas do frango, em aviários de qualquer porte, capinadeira, roçadeira e encanteirador.

TWGD220EXP- Eletrodo 6013-K40 ( 2,0mm a 3,25 mm).

Geradores indicados para os food trucks são os da linha digital, por terem baixo nível de ruído e baixo consumo de combustível. São portáteis e têm fácil remoção e deslocamento.

São indicadas para pulverização agrícola em culturas em geral. Podem, ainda, serem utilizadas como lavadoras de alta vazão em açougues, frigoríficos etc. 

Alternador Motor

-TA3.5 TDE70EXP;

-TA5.2 TDE110EXP;

-TA7.5 TDW18DRE2;

-TA8.0 TDW18DRE2;

-TA10.5 TDW22DRE;

-TA12.4 TDW30DRE;

-TA15.0 TDW30DRE-HD;

-TA17.3 TDW30DRE-HD;

-TA20.0 Motor de 38hp a 40hp;

-TA30.0 Motor de 45hp;

-TA38.0 Motor de 55hp.

A rotação de trabalho dos motores diesel refrigerados a água de um cilindro Toyama é de 2.200 RPM.

As medidas das polias são as seguintes:

. TDW8 = 4” (2VB).

. TDW18, TDW22 e TDW30 = 5” (3VB).

O gerador TD8500EBXP é equipado com capacitor (para acionamento de motores elétricos em geral) e o gerador TDG8500EXP é equipado com AVR (para acionamento de diversos tipos de equipamentos elétricos e eletrônicos).

A Toyama tem os modelos de motobombas:

– Centrífuga;

– Autoescorvante;

– Multiestágio;

– Injetora;

– Trash Pump;

– Para produtos químicos.

Mangote vibrador é utilizado em construção civil para retirar as bolhas de ar que se formam no concreto, deixando uma mistura homogênea e resistente.

Trator que possui lubrificação por bomba de óleo pode trabalhar até de 35 graus de inclinação, o por salpico se limita a 20 graus.

O proprietário deve entrar no site do IBAMA e emitir uma licença para porte e uso da motosserra.

Verificar se possui óleo no motor e bomba, verificar se possui água fluente chegando até a bomba, retirar todo o ar da mangueira.

É uma categoria de motores que possui um maior desempenho se comparado aos demais equipamentos. Nos modelos você poderá identificá-lo pela sigla HD no nome do modelo.

  • Motores Diesel refrigerados a água possuem componentes desenvolvidos com estruturas reforçadas, proporcionando mais robustez e torque. E são indicados para cargas severas, como: bombas para garimpo, motobombas de alta vazão, equipamentos de perfuração de poço entre outros.
  • Motores a Gasolina refrigerado a ar Heavy Duty da Toyama foram desenvolvidos com componentes reforçados proporcionando maior robustez, pensados para mover cargas variáveis ou pulsantes (cargas com variação de picos), tais como: compressores, bombas de pistão, betoneiras e forrageiras.

Para conhecer os modelos disponíveis, acesse https://toyama.com.br/familia/motores/

A Enxada Rotativa é compatível com os seguintes modelos Toyama:

  • Roçadeiras com tubo de 26 mm e eixos de 7 mm x 7 estrias, para os modelos: TBC26DX 2 BOX / TBC33HTBC23XP / TBC23XPD / TBC32XP / TBC32XPD / TBC33XPD / TBC33X- II
  • Roçadeiras com tubo de 28 mm e eixos de 8 mm x 9 estrias, para os modelos: TBC43H / TBC52H / TBC43SH / TBC43XP / TBC50XP / TBC33XP / TBC33XP-MHI-N / TBC43XP-MHI-N / TBC43XP-MHI nova / TBC43X-II / TBC43X-II 2 BOX / TBC52X-II / TBC52X-II 2 BOX / TBC63 / TBC43BX-II / TBC43X Premium / TBC52X Premium / TBC43XP-MY / TBC50XP-MY / TBC40X-4S 

Para mais detalhes sobre o acessórios, acesse: https://youtu.be/2H5AEH5NCqQ

Para identificar quais são os acessórios compatíveis com seu modelo Toyama, criamos um campo de busca exclusivo para localizar os acessórios ideais para seu equipamento!

Veja o vídeo tutorial e após verificar como fazer a busca, acesse o site e consulte sem moderação.

 

Para ser um revendedor Toyama ou oficina é necessário ser credenciado e autorizado pela marca.

Para solicitar o credenciamento de sua assistência ou loja, é necessário acessar nosso site e preencher o formulário na Aba Fale Conosco, selecionando a opção “Quero ser um revendedor“. A solicitação será direcionada para a equipe comercial que agendará a visita e contato dos representantes de vendas do estado e região. Serão apresentadas as políticas comerciais e as informações e plano de credenciamento Toyama.

Para solicitar o contato, acesse https://toyama.com.br/fale-conosco/

Recomendamos que antes de utilizar o equipamento, realize a leitura do Manual para as recomendações descritas.

Caso precise de uma manutenção preventiva ou verificação técnica, a orientação é levar o equipamento até uma Assistência Técnica Autorizada para que os mecânicos possam avaliar o funcionamento bem como realizar o atendimento ou manutenção do motor.

A listagem de Assistentes Autorizados está disponível no site, na aba Pós-vendas.

 

Localizar Assistência

 

A lista de parceiros autorizados está disponível em nosso site. Consulte a aba pós-vendas e localize os contatos.

 

Localizar Assistência

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!