Como preparar a mistura de gasolina e óleo 2 tempos para a sua máquina? - Toyama

Como preparar a mistura de gasolina e óleo 2 tempos para a sua máquina?

Compartilhar

 

 

Os motores a gasolina 2 tempos, refrigerados a ar, possuem duas etapas de funcionamento. Estes motores são facilmente encontrados em equipamentos como:  Linha jardim, Roçadeiras, Motosserras, Sopradores, Perfuradores de Solo, Furadeira de Mourão entre outros. Por serem leves, podem funcionar em várias posições, o que torna o motor 2 tempos ideal para esses tipos de equipamentos.

Confira a matéria que preparamos com várias dicas e orientações para você realizar a mistura com a dosagem correta para garantir um ótimo funcionamento do seu motor 2 tempos.

 

Tanque de combustível

Todos os equipamentos a combustão precisam ser abastecidos e também lubrificados antes de seu funcionamento. Diferente dos equipamentos 4 tempos que possuem um compartimento para o combustível e um compartimento para o lubrificante, nos equipamentos 2 tempos, o abastecimento da mistura acontece diretamente no tanque de combustíveis, por isso você não encontrará nesses motores, um reservatório de combustível e um reservatório de lubrificantes, pois haverá apenas um reservatório para aplicar a solução: combustível + lubrificante.

Lembre-se: Todo equipamento a combustão precisará de combustível e lubrificante para garantir o funcionamento do motor.

 

Como realizar a mistura do combustível no lubrificante?

Antes de utilizar seu motor é importante estar atento a todas as informações e instruções fornecidas no manual do seu equipamento.

Os equipamentos Toyama trazem duas possibilidades de misturas, conforme o tipo de óleo 2 tempos:

  • Mistura de 25:1 para uso com óleo mineral
  • Mistura de 50:1 para uso com óleos semissintéticos e sintéticos

Mas o que significa 25:1 e 50:1? ou ainda, 25 para 1 e 50 para 1?

Esta numeração é a indicação de proporção entre a mistura de gasolina e lubrificante do motor. O primeiro número indica a quantidade de combustível em mililitros (ml) e a segunda quantidade indica a quantidade de lubrificante em mililitros (ml) a ser utilizada.

Na tabela abaixo está a proporção considerando a utilização de 250ml, 500ml e 1000ml de combustível para lubrificantes Minerais (25:1) e Semissintéticos (50:1).

Confira os exemplos de proporção nas tabelas abaixo:

Gasolina Óleo Mineral Gasolina Óleo Semissintético
25 1 50 1
250 ml 10 ml 250 ml 5 ml
500 ml 20 ml 500 ml 10 ml
1000 ml ou 1 litro 40 ml de óleo 1000 ml ou 1 litro 20 ml de óleo

 

Ou seja,

  • Para uma mistura de 25:1, iremos usar 40 ml de óleo mineral para cada litro de gasolina
  • Para uma mistura de 50:1, iremos utilizar 20 ml de óleo sintético ou semissintético para cada litro de gasolina

A quantidade errada na mistura pode prejudicar meu equipamento?

É muito importante estar atento e seguir as especificações do fabricante, pois o modo de diluição do combustível e lubrificantes em excesso pode gerar danos ao motor.

O excesso de lubrificante na proporção da mistura com a gasolina, provocará maior volume de fumaça e uma grande carbonização do motor, reduzindo a vida útil do seu equipamento. Da mesma forma que ao colocar menos lubrificante do que o indicado para seu motor, poderá gerar pouca lubrificação, danos no pistão, cilindro e até fundir o motor.

Para qualquer equipamento a combustão, recomendamos que depois de terminar suas atividades diárias, retire o combustível com óleo 2 tempos no tanque, para evitar o travamento do carburador.

Entendendo as proporções

Faça a leitura correta do que abastecimento quando citamos “25 para 1”, e “50 para 1”, assim você garantirá maior cuidado, desempenho e aumentará a vida útil de seu equipamento.

 

Gasolina: Óleo Mineral

Gasolina: óleo Semissintético

25 : 1

50 : 1

Certo Errado Certo Errado
1 litro gasolina + 40 ml de óleo 1 litro de gasolina + 25 ml de óleo 1 litro de gasolina + 20 ml de óleo 1 litro de gasolina + 50 ml de óleo
Lubrificação ideal Falta de lubrificação

Fundirá o motor

Lubrificação ideal Excesso de lubrificação

Fumaça e carbonização

 

Lubrificantes 2 Tempos Toyama

Na linha de Acessórios Toyama você encontra os óleos da família ToyamaLub. Para motores 2 tempos, o lubrificante FG50 oferece menor risco de travamentos e danos em seu motor refrigerado a ar, além de oferecer uma economia de 50% no consumo, se comparado ao óleo mineral.

Os frascos estão disponíveis em embalagens de 200ml e 500ml, e sua classificação é  JASO FC – SAE 20W. A proporção na mistura do Lubrificante Toyama é de 50:1, ou seja, 20 ml de óleo a cada um litro de gasolina. Nós pensamos em todos os detalhes com uma linha completa de acessórios originais para você cuidar do seu equipamento.

 

Confira outras matérias que fizemos também. Boa leitura!

Lubrificantes 2 Tempos

 A família cresceu: conheça o óleo 2 tempos para gasolina

 

Conheça a especificação certa para motores a gasolina ou diesel

Lubrificantes: Conheça a especificação certa para motores a gasolina ou diesel

 

Entenda os principais cuidados para realizar a manutenção do motor

Entenda os principais cuidados para realizar a manutenção do motor

 

Agora que você já conhece as especificações corretas de óleo para cada tipo de motor, aproveite para acessar o site da Toyama e encontre os equipamentos e acessórios que precisa!

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!