Como aproveitar a água da chuva na agricultura?

Compartilhar

imagem de sistema para captação de água de chuva através da calha

A agricultura é uma atividade que necessita de muitos recursos. O principal deles é a irrigação, afinal, não é possível pensar em plantio sem água para o desenvolvimento e crescimento da plantação. Para se ter uma ideia da importância da água para a agricultura, cerca de 70% de toda a água consumida no planeta é destinada a essa atividade.

Apesar de o Brasil possuir 12% das reservas de água doce do planeta, é necessário pensar em formas criativas e ecológicas de reaproveitar a água, pois segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), cerca de mais de 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água tratada no Brasil. Além disso, ainda segundo a ANA, o sistema de abastecimento de água potável gera 37% de perdas. Esses são dados importantes para nos conscientizarmos em buscar possibilidades de reaproveitamento de água.

Diante disso, uma forma econômica e eficaz de suprir a necessidade hídrica da agricultura é o aproveitamento da água da chuva. Lembrando que o reaproveitamento da água da chuva é ideal para a lavoura, mas é preciso sempre levar em consideração onde ela foi captada, qual é a qualidade da água e qual tipo de plantio irá recebê-la.

Onde pode ser utilizada?

Você já pensou na quantidade de água de chuva que o Brasil recebe anualmente? Na região sul, por exemplo, estima-se que chova entre 1.250 e 2.000 mm por ano, sem considerar o litoral do Paraná e o oeste de Santa Catarina, onde a estimativa pode ultrapassar os 2.000 mm. Assim, é preciso pensar em soluções úteis de reaproveitamento dessa água doce e necessária para a vida.

Independente da região, reutilizar a água da chuva é uma ação que pode gerar diversos benefícios, tanto para o meio ambiente, já que a água da chuva é limpa e de ótima qualidade, quanto benefícios econômicos para o agricultor ou dono da terra, que irá economizar com a água utilizada para irrigação ou tratamento da terra. Além disso:

  • A água da chuva pode ser utilizada na lavoura, através da irrigação, como em: pomares, plantações, jardins, canteiro ou outras plantações;
  • Manutenção e lavagem das máquinas agrícolas: a água da chuva armazenada pode ser utilizada para a limpeza dessas máquinas, o que já vai render uma boa economia, já que é utilizada uma quantidade considerável de água para essas atividades;
  • Manutenção do ambiente como um todo, afinal a agricultura vai muito além de apenas plantar. Existem muitos elementos que precisam de manutenção, incluindo a limpeza das instalações, como galpões, tonéis de armazenamento, pátios, calçadas e etc.

Como aproveitar a água da chuva?

captação de água da chuva através de calha com tonel como reservatório

Essa é uma dúvida comum: como aproveitar a água da chuva de forma segura? Inicialmente, o mais importante é saber que não se pode armazenar a água da chuva de qualquer forma. Água má armazenada é criadouro do Aedes Aegypti, mosquito responsável por transmitir diversas arboviroses, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

O primeiro passo para armazenar a água de forma segura é desenvolver um sistema de captação. Avalie qual a melhor forma de captar água na sua propriedade. Uma das formas mais tradicionais é pelo telhado, utilizando calhas que direcionam a água até algum reservatório, que pode ser uma cisterna, um tonel, poço ou outro recipiente.

Para pequenas lavouras, por exemplo, uma solução útil não só para o reaproveitamento, mas para o escoamento da água da chuva, é a criação de pequenas barragens, ou o que chamamos de barriguinhas. Trata-se de pequenas bacias escavadas no solo, com diâmetro de até 20 metros, tendo de 8 a 10 metros de raio e rampas suaves, sendo ideais para armazenar água e ajudar no escoamento de pequenas lavouras. A água pode ser utilizada depois para a irrigação ou outras atividades.

Já a água que cai no telhado não pode ser utilizada da forma que cai do telhado, pois possui impurezas e sujeiras que precisam ser, no mínimo, filtradas, para que água esteja apta para ser utilizada nas atividades agrícolas.

Por isso, utilize filtros para o armazenamento correto da água. O aconselhável é utilizar um jogo de telas de diferentes tamanhos, dessa forma, cada passagem da água irá ser filtrada por uma tela diferente, entregando como resultado uma água mais limpa e pronta para uso.

Lembra que falamos sobre o reservatório? É importante que você tenha um reservatório próprio e exclusivo para o armazenamento de água da chuva. Uma ideia bastante útil é separar os reservatórios e criar diversos sistemas de captação, assim você terá um aproveitamento ainda maior e mais eficaz e que pode, inclusive, atender diferentes necessidades além da irrigação e manutenção do ambiente de trabalho e ferramentas. A água pode ser utilizada também para afazeres domésticos, como a lavagem de banheiros e outros espaços.

Leia também: Saiba como economizar água na agricultura

Saiba com quem contar para fazer um bom sistema de captação

Um sistema de captação seguro é aquele feito com ferramentas e materiais de qualidade. Aqui, na Toyama, contamos com equipamentos adequados para atender os pequenos e médios produtores que buscam na tecnologia soluções para aumentar a produtividade e rentabilidade dos seus negócios.

Você encontra diversas motobombas em nosso catálogo, eficientes e úteis na transferência com média vazão e alta pressão de água, trazendo mais tecnologia e otimização para o seu trabalho e para a sua forma de armazenar a água da chuva.

Nossas motobombas, por exemplo, servem para pequenos e médios projetos de irrigação em hortas e jardins e em transferência de médios volumes de água em abastecimentos de tanques agrícolas, caminhões pipas, esvaziamento de pequenos lagos ou tanques de peixes, entre outras situações em que elas se fizerem necessárias.

O armazenamento de água nunca foi tão importante, considerando que vivemos em uma época com uma intensa e profunda crise ambiental, com invernos cada vez mais rigorosos e as estações quentes cada vez mais castigadas pelo sol.

A Toyama entende a necessidade de você garantir a melhor eficiência no seu trabalho. Por isso somos referência em soluções para diversos segmentos de Motores, Geradores, Big Geradores, Construção Civil, Marine, Agrícola, Motobombas, Floresta e Jardim.

Há mais de 20 anos somos líder no segmento de “força” e “energia”. Conheça nossos produtos e acessórios!

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!