Como cuidar do gramado no inverno? | Toyama

Como cuidar do gramado no inverno?

Compartilhar

Aeração e irrigação da terra são atividades indispensáveis nesta época do ano

Para manter a grama mais verde e bonita, é muito importante realizar alguns cuidados que vão desde a irrigação até a manutenção regularmente. Durante o inverno, esses cuidados precisam ser redobrados por conta das mudanças climáticas, alterações de temperatura que acontecem em várias regiões do país.

Para ajudar você a cuidar e manter o jardim mais bonito durante a estação mais gelada do ano, a Toyama separou algumas dicas imperdíveis. Confira!

Como a grama fica no inverno

As variações de temperatura da época fazem com que o gramado passe por um processo de transição para suportar o período gelado. Esta preparação começa já no outono e prossegue até o inverno, quando o gramado entra em um estado de dormência vegetativa.

Durante a estação, a grama poupa energia para suportar os dias mais gelados e escuros, fazendo com que o crescimento seja mais lento.

Apare o gramado

Mesmo durante o período de pouco crescimento, a poda deve ser realizada. Antes do corte, limpe o terreno e verifique se o seu equipamento de poda está em boas condições para não danificar o gramado.

Então, realize a poda deixando a grama um pouco mais alta, de 3 a 4 cm. Assim, o gramado consegue conservar melhor a umidade e fica mais protegido contra o frio.

Aeração do terreno

Depois de cortar a grama, é importante passar para a etapa de aeração da terra. Retire o gramado aparado para não bloquear a luz do sol e inicie o procedimento.

Com um aerador ou forcado para jardim, realize perfurações finas e profundas por toda a extensão do terreno. O processo é essencial para evitar a proliferação de pragas e o surgimento de doenças.

Adube o terreno

Utilize adubos orgânicos para fornecer mais nutrientes ao gramado. O humos de minhoca é uma ótima opção, pois ajuda a absorver e manter a umidade da terra em níveis adequados.

Irrigue do jeito certo

Com o frio, a evaporação de água do gramado diminui. Portanto, você deve regar menos sua área verde. A sugestão aqui é realizar a irrigação da grama pela manhã, onde o sol ainda não estará queimando as plantas recém aguadas, e é importante regar de duas a três vezes por semana. Assim, você mantém o gramado bem hidratado mesmo com as baixas temperaturas e chuvas escassas do período gelado.

Mas atenção, a região sul do país está passando por um período de estiagem severo, e neste caso, refletir sobre a irrigação pode ser necessário.

Agora que você já sabe como manter a saúde do seu gramado durante o inverno, aproveite para acessar o site da Toyama e confira os equipamentos que irão te ajudar nessa tarefa!

Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!