Dicas imperdíveis para plantar pequenas hortas - Toyama

Dicas imperdíveis para plantar pequenas hortas

Compartilhar

hortas caseiras

Espaço reduzido de casas e apartamentos não impede o cultivo de algumas espécies. Confira!

Se você vive na cidade e sente falta do verde das plantas, saiba que é possível aproveitar o menor dos espaços para cultivar ervas, temperos e hortaliças. Diversos vegetais se adaptam bem aos menores vasos e podem proporcionar muito mais sabor e qualidade para a sua vida.

Confira o material especial que a Toyama preparou a seguir e comece a cultivar sua horta hoje mesmo!

Hortas de apartamento

Mesmo morando em um apartamento é possível realizar o sonho da horta própria. Para isso, você pode aproveitar os espaços disponíveis em janelas ou naquela parede ensolarada da sacada.

Para montar e organizar seu espaço verde, você pode utilizar vasos, potes, canteiros, latas e caixas de madeira. O importante é fazer um furo no fundo do recipiente que abrigará as plantas, para permitir o escoamento da água e evitar o apodrecimento das raízes.

Confira o passo a passo para começar sua horta:

  1. Escolha seus vasos ou jardineiras e adicione no fundo do recipiente a argila expandida. Em seguida, acomode uma manta de bidim no vaso, para facilitar a drenagem da água e evitar que a terra escoe a cada rega.
  2. Coloque terra especial para o plantio, adicione a semente ou muda de planta escolhida e complete com terra. Depois disso, regue o vaso.
  3. Suspenda seus vasos diretamente na parede com a ajuda de ganchos e parafusos ou escolha outra estrutura para apoiar sua horta. Pallets de madeira presos verticalmente nas paredes oferecem um ótimo suporte para fixar os cultivos.

Hortas de quintal

Se você vive em uma casa, possui ainda mais alternativas para cultivar sua horta. Além de poder seguir as dicas do tópico anterior, é possível organizar um espaço de plantio no seu quintal. Caso tenha alguma área disponível no terreno, você poderá aproveitar caixotes de madeira e grandes jardineiras para cultivar um maior número de ervas, flores e hortaliças.

Confira as particularidade de alguns vegetais

  • Alface: As mudas podem ser cultivadas em pequenos vasos, desde que recebam bastante luz solar. Existem variedades de inverno e verão, mas ambas precisam ser irrigadas com frequência para se desenvolverem com saúde.
  • Rúcula: A hortaliça também pode ser cultivada em pequenas hortas caseiras. A planta exige irrigação constante e deve ficar em local iluminado e que receba sombra parcial, principalmente em horários mais quentes do dia.
  • Cebola: É possível cultivar a planta em ambientes bem iluminados pelo sol. Opte por variedades menores para garantir que não vai faltar espaço para o desenvolvimento da planta.
  • Brócolis: A espécie pode ser cultivada em vasos médios e demanda pouca atenção para se desenvolver.
  • Espinafre: São ideais para cultivar em vasos próximos a uma janela. Faça o plantio em vasos de no mínimo 15 centímetros de profundidade e garanta o desenvolvimento saudável do vegetal.

Viu só como é fácil montar e cuidar da sua pequena horta? Siga as dicas acima, pesquise outras variedades adequadas ao clima da sua região e aproveite. E claro, se você vive em uma propriedade com mais espaço disponível, aproveite para acessar o site da Toyama e invista nos equipamentos e acessórios certos para cuidar do seu cultivo!

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!