Qual a diferença entre paisagismo e jardinagem? - Toyama

Qual a diferença entre paisagismo e jardinagem?

Compartilhar

homem cortando a grama com uma roçadeira Toyama

Se você gosta do contato com a natureza ou trabalha nesse segmento, já deve ter confundido os termos: paisagismo e jardinagem. Mesmo parecendo sinônimos, são atividades totalmente diferentes. E, hoje, a Toyama conta qual a diferença entre elas e porquê você deve cuidar do ambiente em que vive.

Qual a diferença entre o paisagismo e a jardinagem?

O paisagismo planeja, de forma funcional e esteticamente agradável, ambientes internos e externos para que trabalhem de forma integrada, focando não só na experiência das pessoas que vão transitar ou conviver por ali, como também na manutenção do solo, das plantas e de toda natureza que está presente naquele espaço.

Já a jardinagem é a manutenção e preservação dos ambientes com áreas verdes, usando técnicas de conversação, poda, irrigação e outros cuidados necessários, para que a área verde planejada e criada de forma estratégica funcione em seu perfeito estado.

Paisagismo e a jardinagem são atividades que se complementam: enquanto um foca na experiência de interação entre homem e natureza, o outro tem por objetivo executar e realizar a manutenção desses espaços.

O que é o paisagismo?

No paisagismo que se executam atividades e projetos para criar áreas verdes bem estruturadas, que consigam ser preservadas no dia a dia, criando uma conexão entre o homem e a natureza.

Desta maneira, o projeto de paisagismo é criado pensando no solo, nas plantas, na manutenção do ambiente (que pode ser desde um jardim residencial ou comercial e até mesmo uma chácara e/ou sítio), resultando em um local confortável, onde a funcionalidade e estética caminhem juntas.

Tipos de paisagismo

Existem diferentes tipos de paisagismos e cada um exerce uma função específica, veja a seguir:

Paisagismo rural: trata-se de um tipo de paisagismo com ações de preservação e conservação dos ambientes com a utilização das ferramentas e materiais corretos, como, por exemplo, para manter o funcionamento da chácara ou de um sítio, que se faz plantação de alimentos de forma regular;

Paisagismo urbano:  voltado para a criação de espaços públicos de lazer, esportes, entretenimento e contemplação da natureza;

Paisagismo de áreas externas: tem como principal função complementar a decoração dos espaços. Esse paisagismo é encontrado em ambientes como jardins externos, varandas, pergolados e terraços.

O que é jardinagem?

Como mencionamos, é papel da jardinagem realizar o plantio e o cuidado com as plantas do local, garantindo sua manutenção e seu aspecto vivo e saudável.

O profissional que trabalha como jardineiro, precisa atualizar-se constantemente e mergulhar no conhecimento sobre as diferentes espécies de plantas, solos, fertilizantes, sementes, irrigação e etc., para que saiba plantar e cultivar as plantas para diferentes tipos de solos e regiões.

Assim como o paisagista, o conhecimento sobre as plantas e seu cultivo se faz bastante necessário, pois sem ele o trabalho não é realizado de maneira produtiva.

Equipamentos para jardinagem

Para executar as atividades no dia a dia, principalmente de manutenção, é preciso fazer uso de alguns equipamentos próprios para jardinagem (manutenção do paisagismo, por exemplo). Conheça a linha completa:

  • Aparador de Grama: ideal para cortar gramas em bordas de calçadas e paredes, ao redor de árvores, ao longo de cercas, entre outras aplicações para acabamento de gramados.
  • Cortadores de Grama: proporcionam agilidade nas operações, oferecendo maior produtividade e praticidade, são indicados para a manutenção de gramados de baixa e média densidade em áreas de até 3000 m².
  • Cortador Dirigível: indicado para a manutenção de grandes extensões de gramados em chácaras, sítios e campos de futebol, oferecendo alta produtividade e conforto.
  • Podador: podar as plantas, além de garantir a harmonia visual, também é uma das maneiras de mantê-las saudáveis. O podador de cerca viva é ideal para podar arbustos, cercas vivas e realizar a manutenção de jardins. Já com a motopoda telescópica, com tubo de 3 metros de comprimento, é ideal para podar galhos em árvores e pomares, sem precisar usar escadas.
  • Roçadeira: pode ser usada para a poda de gramados, matos, capins, para a limpeza e manutenção de pastos, jardins e pomares. Sua versatilidade permite o uso tanto em áreas urbanas quanto rurais, dependendo do modelo e potência.
  • Roçadeira Multifuncional: versátil, esse equipamento pode ser usado de 4 maneiras diferentes, de acordo com o acessório: roçadeira com lâmina, roçadeira com nylon, motopoda e aparador de cerca viva. Ideal para cortar galhos, roçadas, grama e para aparar arbustos e cercas vivas.
  • Soprador de Folhas: indicado para a limpeza de pátios e maquinários, os modelos de sopradores ajudam a varrer ou soprar folhas. Já o modelo Soproaspirador, possui uma bolsa coletora e tem dupla função: além de soprar, também aspira folhas.

Conheça a linha completa de equipamentos para Jardim que auxiliarão no cuidado e manutenção necessários. Procure uma loja especializada e ganhe uma nova experiência com os produtos Toyama!

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!