Como melhorar o crescimento das plantas com a compostagem - Toyama

Como melhorar o crescimento das plantas com a compostagem

Compartilhar

  pessoas de luvas cuidando da compostagem para jardinagem com o selo da Toyama

Uma excelente alternativa para quem busca manter o jardim ou o plantio saudável é a compostagem, uma técnica que consiste na decomposição de matéria orgânica em húmus. O processo contribui também para o cuidado com o meio ambiente, uma vez que permite transformar restos de alimentos em adubo, reduzindo a quantidade de lixo destinados aos aterros sanitários.

O húmus resultante da compostagem é rico em nutrientes, deixando o solo mais solto e fofo, além de beneficiar a sua biodiversidade de microrganismos e a absorção de água.

Como preparar a sua composteira

Materiais necessários

  • Caixas e tampa (as mais comuns são de plástico ou madeira não tratada);
  • Furadeira;
  • Matéria seca (folhas secas, serragem);
  • Minhocas.

Passo a passo

Passo 1: escolha as caixas certas

Compre três caixas plásticas. O tamanho varia conforme o número de pessoas na residência.

Para até duas pessoas, use caixas de 30/40/15 cm de altura. Para até cinco pessoas, opte por caixas de 45/60/30 cm de altura. Se houver mais moradores, considere ter mais de uma composteira.

Passo 2: fure as caixas

Use uma furadeira para fazer pequenos buracos nas duas caixas superiores. Esses buracos permitem que as minhocas circulem entre as caixas e que o adubo líquido escoe para a caixa inferior.

Passo 3: prepare a composteira

Em uma das caixas furadas, adicione 500 gramas de terra e minhocas. Acrescente os restos de alimentos úmidos e cubra com folhas secas ou serragem. Mantenha uma proporção de dois por um entre alimentos e minhocas. Quanto mais picado o material, mais rápido ocorrerá a decomposição.

Passo 4: empilhe corretamente

A caixa sem furos fica na base e coleta o adubo líquido. A caixa do meio inicialmente fica vazia, mas será usada quando a caixa superior estiver cheia. A caixa superior é onde os resíduos são adicionados.

Passo 5: inverta as caixas

Quando a caixa superior estiver cheia, troque-a de posição com a do meio. As minhocas continuarão seu trabalho de decomposição, movendo-se entre as caixas.

Passo 6: mantenha a composteira ativa

Sempre mexa o composto ao adicionar novos resíduos. Isso oxigena o material, evita odores e ajuda na decomposição. Mantenha o composto úmido, adicionando água se estiver muito seco.

Passo 7: colha o adubo

Após cerca de 50 dias, o adubo estará pronto. Ele terá uma cor escura, semelhante à terra preta, e seu volume terá reduzido em pelo menos 50%.

Onde a composteira deve ficar?

A localização da composteira é fundamental para seu bom funcionamento. Ela deve ser colocada em um local arejado, mas protegido da chuva e do sol direto. Uma varanda, área de serviço ou um canto no quintal são ideais. Evite locais muito úmidos ou com pouca ventilação, pois isso pode atrapalhar o processo de compostagem e causar odores.

O que pode ser colocado na composteira?

Na composteira, você pode adicionar uma variedade de resíduos orgânicos, como:

  • Restos de frutas e vegetais;
  • Cascas de ovos trituradas;
  • Borra de café e saquinhos de chá;
  • Folhas secas, palhas e serragem;
  • Papel não encerado, como papel toalha e guardanapos.

Quais alimentos não devem ser colocados na composteira?

Alguns itens não são adequados para a compostagem doméstica, pois podem atrair pragas ou não se decompor adequadamente. Evite:

  • Carnes, peixes e laticínios;
  • Ossos;
  • Alimentos cozidos com óleo;
  • Frutas cítricas em excesso (podem acidificar o composto);
  • Plantas doentes.

Como colocar os resíduos na composteira

  • Separe os resíduos: antes de adicionar à composteira, separe os resíduos orgânicos dos inorgânicos.
  • Pique os resíduos: quanto menores os pedaços, mais rápida será a decomposição.
  • Adicione em camadas: comece com uma camada de resíduos verdes (restos de alimentos) e depois uma camada de resíduos marrons (folhas secas, serragem).
  • Mantenha a umidade: o composto deve estar úmido. Se estiver muito seco, borrife um pouco de água.
  • Mexa regularmente: isso ajuda a arear o composto e a acelerar a decomposição.

Benefícios da compostagem

Ter uma composteira doméstica é o primeiro passo para reaproveitamento e redução do lixo orgânico. Desse modo, os sistemas de limpeza da cidade ficarão menos sobrecarregados e ainda é possível ter uma ótima forma de reaproveitar resíduos e ter mais sustentabilidade em casa!

Além disso, se você tem um belo jardim em casa, a chance é que ele fique ainda mais bonito! Sua composteira doméstica irá produzir adubo natural, que pode nutrir a horta e os vasos de plantas da sua casa, ajudando na adubação da terra.

Entre as principais vantagens do processo de compostagem, estão:

Introdução de organismos benéficos ao solo do seu jardim ou horta: o solo saudável e rico em nutrientes incentivado pela compostagem oferece um ambiente propício para a diversidade de microrganismos, insetos benéficos e outras formas de vida que auxiliam no equilíbrio do ecossistema.

Reciclagem de até 30% do lixo orgânico produzido na residência: a compostagem reduz a quantidade de resíduos orgânicos que vão para aterros sanitários, contribuindo para a redução do impacto ambiental e a diminuição da produção de gases de efeito estufa.

Alternativa natural aos fertilizantes químicos: ao adicionar nutrientes ao solo, o composto reduz a necessidade de fertilizantes químicos, ajudando a diminuir a exposição a produtos químicos nocivos.

Enriquecimento do solo com nutrientes que ajudam a manter a saúde das plantas: o composto é uma fonte rica de nutrientes essenciais para as plantas, incluindo nitrogênio, fósforo e potássio. Ele aumenta a fertilidade do solo, promovendo o crescimento saudável das plantas.

A compostagem é uma prática sustentável que fecha o ciclo dos nutrientes naturais, reduzindo a dependência de recursos externos e promovendo a autossuficiência. Plantas cultivadas em solo enriquecido com composto tendem a ser mais resistentes a doenças e pragas, resultando em um jardim mais saudável e vibrante.

Toyama – A escolha certa para jardins mais verdes

1. Use a Enxada Rotativa para misturar o adubo à terra

A Enxada Rotativa é um acessório que pode ser acoplado a sua Roçadeira Toyama. Com um conjunto de lâminas resistentes, a Enxada Rotativa Toyama TWE357 é leve, fácil de usar e funciona bem em uma variedade de solos para cultivar ainda melhor os jardins, hortas e plantações.

É especialmente útil para misturar fertilizantes no solo entre um plantio e outro, contribuindo para um melhor desenvolvimento de plantas e raízes. No entanto, é importante notar que a enxada rotativa não deve ser utilizada em terra dura, pois pode danificar o equipamento.

2. Use os Motocultivadores Toyama para fazer o revolvimento do solo

Para um revolvimento eficiente e cuidadoso, você pode contar com os Motocultivadores Toyama. Essas máquinas são projetadas para revolver o solo, deixando-o preparado e bem arejado antes do plantio. A utilização de equipamentos adequados garante que o solo seja trabalhado de maneira uniforme e eficaz, preservando sua qualidade.

O uso de equipamentos que auxiliam a mexer e misturar a terra com o adubo orgânico promovem a absorção desses nutrientes, melhorando a qualidade do solo para o plantio, permitindo que as plantas cresçam mais saudáveis.

3. Use os Cortadores de Grama Toyama com função Reciclador

Os cortadores de grama não são apenas para manter seu jardim bem aparado. Com a função “reciclador”, eles se tornam uma ferramenta poderosa para gerar matéria orgânica que pode ser adicionada à sua composteira. Ao cortar a grama, em vez de coletar e descartar os recortes, a função reciclador tritura e devolve esses recortes ao solo, enriquecendo-o com nutrientes e ajudando na compostagem.

A Toyama, sempre pensando em inovação e eficiência, oferece uma variedade de modelos de cortadores de grama adequados para diferentes necessidades:

  • Linha X: ideal para uso frequente.
  • Linha XP: projetada para uso intensivo ou diário

Modelos disponíveis:

 

 

***

Confira também nosso “Guia sobre como aproveitar os resíduos gerados na propriedade rural” e continue de olho no nosso blog para mais dicas para a sua horta de jardim!

Conte com a Toyama em todas as estações do ano para realizar a manutenção do jardim e manter seu gramado sempre verde. Procure uma loja especializada e conheça os acessórios e equipamentos de força e energia que trabalham por você! Toyama, a escolha certa para jardins mais verdes!

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!