Dicas de como trocar o conjunto de corte da sua roçadeira Toyama
Compartilhar
As roçadeiras a gasolina da Toyama são importantes aliadas para realizar o desbaste de matos, capins, gramados, canteiros de plantio, em terrenos planos, inclinados ou com obstáculos. Fáceis e práticas de operar, as roçadeiras podem ser utilizadas para atividades de uso ocasional ou por autônomos que fazem as limpezas e manutenções de áreas verdes, chácaras, campos ou lavouras.
Se você possui uma roçadeira e ainda não sabe como realizar a troca do conjunto de corte, fique atento às dicas para aproveitar a versatilidade que sua roçadeira pode oferecer! Ao realizar a substituição dos acessórios como: lâminas, discos e carretéis você terá múltiplas opções de acabamentos.
Tipos de lâminas para roçadeira Toyama
A linha de acessórios originais da Toyama é diversificada e muita gente fica na dúvida para saber qual é o melhor tipo ou para que serve cada um. Entre os diversos tipos de lâminas, as mais utilizadas são:
- Lâmina de duas pontas: indicada para terrenos de baixa e média dificuldade (grama e capim leve), apresentam alto rendimento de corte;
- Lâmina de três pontas: boa amplitude de corte, são indicadas para roçadas de média e grande dificuldade, terrenos com gravetos, mato alto e capim pesado.
- Lâminas de 26 ou 40 dentes: ideal para terrenos onde existam mato alto, capim denso e até pequenos arbustos lenhosos.
Ficou curioso para conhecer os acessórios compatíveis com sua roçadeira? Assista o vídeo que preparamos para você.
Tipos de carretéis para roçadeira Toyama
Os carretéis são a opção ideal para realizar o melhor acabamento em terrenos, quintais e áreas externas em jardins com obstáculos como podas próximas a pedras, calçadas, paralelepípedos, muros ou cercas, pois a roçada com o carretel fará com que o nylon entre em contato com o detrito e será o fio de nylon que romperá, sem gerar impactos que possam danificar a estrutura de sua roçadeira.
A linha de carretéis da Toyama possui diversas opções entre os carretéis manuais, automáticos, easy load e carretéis universais. Confira o vídeo que preparamos!
Como trocar as lâminas da roçadeira Toyama?
Para colocar as lâminas e carretéis de nylon na roçadeira, confira o passo a passo para evitar quaisquer acidentes.
- Antes de iniciar o processo, é importante travar a caixa de transmissão com uma chave allen, para garantir a sua segurança e a soltura da porca de transmissão. Alguns modelos possuem a trava de forma horizontal e outros de forma vertical, por isso se atente ao modelo da sua roçadeira.
- Com a transmissão devidamente travada, com a chave de vela e desrosqueie a porca, girando-a para a direita em sentido horário para soltar a porca.
- Após retirar a porca, retire o prato giratório.
- Após retirar o prato giratório, deve ser retirado a flange externa.
As etapas acima são necessárias para poder colocar a lâmina ou o carretel. Para colocar a lâmina, você deverá seguir os seguintes passos:
- Coloque a lâmina no conjunto de transmissão e certifique-se que o orifício está encaixado corretamente no centro da flange interna.
- Após colocar a flange sobre a lâmina, encaixe-a sobre as estrias da transmissão.
- Em seguida coloque o prato giratório sobre a flange e encaixe a porca em sentido anti-horário.
- Antes de finalizar o rosqueamento da porca, lembre-se de realizar o travamento da transmissão novamente com a chave allen de 5mm, para depois rosquear a porca.
Para uma operação segura, certifique-se que a lâmina está girando livremente e sem vibração ou folga. Caso contrário, realize novo processo de montagem para correção dos mesmos.
É importante observar que a lâmina, seja ela de duas, três ou quatro pontas, não possui lado certo para corte. Ou seja, pode ser utilizada de ambos os lados. É até recomendado que você inverta o lado para que não haja desgaste apenas em um dos lados. Somente as lâminas de 26 ou 40 dentes que possuem lado certo de montagem. Observe sempre a indicação de seta na lâmina.
Como trocar o carretel da roçadeira Toyama?
Agora que você já sabe como realizar a troca da lâmina, ficará ainda mais prático realizar a troca do carretel, pois você já estará familiarizado com o primeiro processo:
- Antes de iniciar o processo, é importante travar a caixa de transmissão com uma chave allen, para garantir a sua segurança e a soltura da porca de transmissão. Alguns modelos possuem a trava de forma horizontal e outros de forma vertical, por isso se atente ao modelo da sua roçadeira.
- Com a transmissão devidamente travada, com a chave de vela e desrosqueie a porca, girando-a para a direita em sentido horário para soltar a porca.
- Após retirar a porca, retire o prato giratório.
- Após retirar o prato giratório, deve ser retirado a flange externa.
Agora que já retirou a flange externa, deverá realizar o travamento da transmissão novamente com a chave allen de 5mm e sob a flange interna coloque carretel e rosqueie em sentido anti-horário (essas orientações são para as roçadeiras Toyama Geração II, para aplicação nos modelos de Geração I, consulte manual).
Agora que o carretel está bem encaixado, pode retirar a chave allen da transmissão e sua roçadeira estará pronta para entrar em ação!
Dicas de como utilizar a roçadeira de forma correta, prolongando sua vida útil
Sempre que finalizar o uso da sua roçadeira, esgote o combustível do tanque. Esse processo conhecido também como “pane seca”, consiste na retirada de 100% do combustível, para evitar que o combustível decante e acumule substâncias e resíduos no tanque.
Outra dica importante é realizar a lubrificação da transmissão da roçadeira antes do serviço. Você deve colocar graxa específica para transmissões. O furo para a inclusão da graxa fica tampado com um parafuso, localizado na lateral da transmissão. Consulte o manual da roçadeira para verificar a localização específica do seu modelo de roçadeira
Se você está em busca de adquirir esse equipamento, saiba que a Toyama possui diversos modelos de roçadeiras e acessórios para ampliar e realizar trocas na sua máquina. Temos o equipamento certo para atender diversas intensidades de uso ocasional, frequente e intensivo.
Para saber mais detalhes, confira os modelos em nosso site!