Como fazer a poda de árvores de maneira segura e eficiente? - Toyama

Como fazer a poda de árvores de maneira segura e eficiente?

Compartilhar

Homem no meio de uma mata cortando galhos de uma árvore com uma motosserra da Toyama.

A poda de árvores é uma prática importante na manutenção de jardins, parques, áreas verdes, e principalmente em ruas arborizadas. A poda é essencial para a saúde das plantas, segurança das pessoas e harmonia estética do ambiente, e para realizá-la de maneira segura e eficiente exige conhecimento técnico, cuidados específicos e o uso de equipamentos adequados.

Neste breve guia, abordaremos as técnicas corretas de poda, desde a preparação e planejamento até a execução e conservação dos equipamentos utilizados. Vamos lá?

Por que podar árvores?

Remover galhos mortos ou doentes ajuda a prevenir a disseminação de pragas e doenças, além de estimular um crescimento mais vigoroso. Galhos que se cruzam ou crescem de forma desordenada podem criar ferimentos na árvore, abrindo caminho para infecções. Ao podarmos, estamos, na verdade, protegendo a árvore e incentivando um desenvolvimento saudável.

Do ponto de vista da segurança, galhos mortos ou fracos representam um risco significativo, podendo cair e causar danos a propriedades ou, pior, ferir pessoas ou causar acidentes nas avenidas ou veículos. Além disso, árvores bem podadas evitam interferências com fiações elétricas e estruturas próximas, reduzindo o risco de danos causados por tempestades.

Esteticamente, a poda influencia a forma e a beleza das árvores, mantendo-as atraentes e em harmonia com o paisagismo ao redor. Vale ressaltar que a poda adequada permite maior penetração de luz solar e circulação de ar tanto para a própria árvore quanto para as plantas ao seu redor, criando um ambiente mais saudável e agradável.

Quando podar árvores?

O momento ideal para a poda varia conforme a espécie da árvore e as condições climáticas locais. Em geral, a poda é mais benéfica durante o período de dormência das árvores, no final do outono ou inverno. Isso minimiza o estresse para a árvore e promove um vigoroso rebrotar na primavera.

Contudo, árvores que florescem no início da primavera devem ser podadas logo após a floração para não comprometer a exibição de flores no ano seguinte. Essa prática garante que a árvore direcione sua energia para o desenvolvimento de novos brotos e flores, em vez de sustentar partes que serão removidas.

É fundamental também considerar a saúde da árvore ao decidir o momento da poda. Árvores debilitadas ou recém-plantadas podem necessitar de um cuidado especial, com podas leves para não sobrecarregá-las. Em contraste, árvores maduras e saudáveis podem tolerar podas mais substanciais se necessário.

A poda também deve ser realizada como uma medida preventiva e cuidadosa para a saúde das árvores e para evitar acidentes. Galhos antigos, ocos ou encharcados pela chuva, podem quebrar e causar ferimentos às pessoas ou danificar veículos e propriedades.

Algumas condições exigem atenção imediata, independentemente da estação. Árvores e galhos atingidos por tempestades e que apresentam risco iminente de queda, devem ser removidos assim que for seguro fazê-lo, para evitar mais ferimentos à árvore ou riscos à segurança.

Quais são os tipos de podas?

Existem vários tipos de podas, cada uma com um propósito específico. A escolha do método adequado dependerá das necessidades específicas da árvore e dos objetivos do proprietário. Alguns dos tipos de poda mais comuns incluem:

Poda de Formação

Foca nos primeiros anos de vida da planta, estabelecendo uma estrutura forte e equilibrada. Removem-se ramos indesejáveis para dirigir o crescimento principal e garantir uma distribuição adequada da copa.

  • Como fazer: inicie removendo ramos baixos e indesejáveis para encorajar o crescimento vertical. Escolha um ramo líder central forte e remova ramos secundários competidores.

Poda de Condução

Continuação da poda de formação, realizada após o plantio definitivo. Visa orientar o crescimento da planta em harmonia com o ambiente, evitando conflitos com infraestruturas, como fios e edificações.

  • Como fazer: identifique o eixo principal da árvore e remova ramos que crescem de forma desordenada ou em direção a estruturas. Mantenha a forma natural da espécie.

Poda de Limpeza

Elimina ramos mortos, doentes, ou danificados, além de brotos de raiz e ramos ladrões. Essencial para a saúde da árvore, reduzindo o risco de queda de galhos e a incidência de doenças.

  • Como fazer: faça uma inspeção visual para identificar ramos mortos ou doentes. Use tesouras de poda para cortes menores e serras para ramos maiores, cortando próximo ao tronco sem danificar o colar.

Poda de Correção

Corrige problemas estruturais, como ramos cruzados ou codominantes, que podem afetar a estabilidade da árvore. Busca um equilíbrio na copa e remoção de partes em desarmonia.

  • Como fazer: avalie a estrutura da árvore, focando em ramos cruzados ou com ângulos de inserção fracos. Faça cortes limpos para remover os ramos problemáticos.

Poda de Adequação

Adapta a árvore ao convívio com elementos urbanos, minimizando interferências e danos. Antes de realizar, considera-se a possibilidade de ajustar os elementos que causam o conflito.

  • Como fazer: mapeie os ramos que interferem em infraestruturas e corte-os de maneira a minimizar o impacto na forma geral da árvore, considerando alternativas antes de cortar.

Poda de Levantamento

Remove ramos baixos para facilitar o trânsito de pessoas e veículos. Deve ser feita com cautela para não comprometer a estabilidade e saúde da árvore.

  • Como fazer: determine a altura livre necessária e remova ramos inferiores até alcançá-la, evitando remover mais de 1/3 da copa para não desestabilizar a árvore.

Poda de Emergência

Resposta a danos causados por eventos climáticos extremos. Prioriza a segurança, removendo ramos quebrados ou em risco iminente de queda.

  • Como fazer: após eventos climáticos, remova ramos quebrados ou pendentes, priorizando a segurança. Se necessário, consulte um profissional para ramos de alto risco.

Poda de Desbaste

Reduz a densidade da copa para melhorar a penetração de luz e diminuir a resistência ao vento. Promove um crescimento mais saudável e uma estrutura mais forte.

  • Como fazer: selecione ramos internos e externos para remover, visando abrir a copa. Corte ramos paralelos e aqueles que crescem para dentro, promovendo um espaço uniforme entre eles.

Poda de Segurança

Semelhante à poda de emergência, foca na remoção de partes da árvore que podem representar riscos à segurança de pessoas e propriedades.

  • Como fazer: identifique ramos que ameaçam estruturas ou passagem e remova-os cuidadosamente. Em áreas urbanas, pode ser necessário coordenar com serviços públicos.

Poda Verde

Realizada em ramos ainda verdes ou herbáceos, visa reduzir a competição destes com os frutos e melhorar a exposição ao sol dentro da copa.

  • Como fazer: durante o crescimento ativo, remova brotos e ramos ladrões que não contribuem para a estrutura desejada da planta, melhorando a exposição ao sol.

Poda de Frutificação

Específica para árvores frutíferas, busca melhorar a quantidade e qualidade dos frutos através do manejo adequado dos ramos produtores.

  • Como fazer: identifique ramos frutíferos e faça a poda para equilibrar a produção de frutos com o vigor da planta, removendo ramos velhos e estimulando novos brotos produtivos.

Como realizar a poda com segurança?

A poda eficaz começa com um bom planejamento, garantindo não apenas o bem-estar da árvore, mas também a segurança de todos envolvidos. Abaixo, listamos as etapas necessárias para um planejamento eficiente da poda:

1. Sinalização do local

Antes de iniciar a poda, é essencial sinalizar o local para alertar os transeuntes e evitar acidentes. Utilize cones, fitas sinalizadoras ou placas de aviso ao redor da área de trabalho, especialmente em locais com circulação de pessoas ou veículos.

2. Tenha em mãos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

A segurança deve ser a prioridade máxima durante a poda. Equipamentos de proteção individual são indispensáveis, incluindo capacetes, óculos de segurança, luvas resistentes, protetores auditivos (se for usar equipamento ruidoso), e calçados de segurança. Para podas em altura, o uso de cintos de segurança e cordas de posicionamento é uma exigência.

3. Obtenha autorização

Dependendo da localização e do tamanho da árvore, pode ser necessário obter autorização de órgãos municipais ou ambientais. Verifique as regulamentações locais antes de iniciar qualquer trabalho de poda, especialmente em árvores situadas em vias públicas ou áreas protegidas.

4. Pense na limpeza

Planeje a limpeza e o descarte adequado dos resíduos gerados pela poda. Ramos, folhas e qualquer outro material devem ser coletados e removidos de acordo com as diretrizes locais para resíduos verdes. Em alguns casos, pode ser benéfico triturar os resíduos para uso como cobertura morta ou compostagem.

5. Técnicas de poda

Determine a técnica de poda adequada com base no objetivo desejado, seja para remoção de galhos danificados, controle do crescimento ou estímulo à produção de frutos. Utilize cortes limpos e precisos, evitando danos ao colar do galho para promover a cicatrização adequada.

6. Desinfeccione os equipamentos

Para prevenir a transmissão de doenças entre árvores, desinfete todos os equipamentos de poda antes e depois de cada uso. Uma solução de água sanitária ou álcool pode ser utilizada para este propósito.

Importante: avalie a necessidade de apoio profissional, especialmente para árvores de grande porte ou podas complexas. Arboristas certificados podem oferecer a expertise necessária para garantir a segurança e eficácia do procedimento.

Escolha o equipamento certo

A Toyama possui uma linha completa de equipamentos para atender às diversas necessidades da poda, desde a manutenção de jardins domésticos até o cuidado de grandes espaços verdes.

Motopoda Telescópica

Homem cortando galhos de uma árvore com uma motopoda telescópica da Toyama.

Excelente para alcançar galhos mais altos sem a necessidade de escadas, a Motopoda Telescópica Toyama TPP33TX é uma solução eficiente e segura.

Equipada com um motor de 32.6 cc e um sabre de 12 polegadas, este equipamento combina potência com precisão, permitindo cortes limpos e precisos em alturas consideráveis. O tubo telescópico de 3 metros amplia o alcance do usuário, garantindo uma poda efetiva em áreas de difícil acesso.

Aparador de cerca viva

Homem fazendo a poda de uma cerca-viva com o podador da Toyama.

Já para podas específicas e detalhadas, como cercas vivas ou arbustos, o Aparador de Cerca Viva THT26X, com sua lâmina de 600 mm e capacidade de corte de até 35 mm, é uma boa escolha para manutenção de jardins e pequenos arbustos, proporcionando cortes precisos com facilidade.

Este equipamento possui um sistema de amortecimento que reduz a fadiga do operador, resultando em uma qualidade e profissionalismo superiores no trabalho realizado. Além disso, seu motor a combustão oferece uma maior autonomia de trabalho, tornando o serviço mais produtivo com menos esforço.

Roçadeiras Multifuncionais

As roçadeiras Toyama são divididas em várias linhas, cada uma projetada para atender a diferentes intensidades de uso e tipos de vegetação, garantindo que haja um modelo perfeito para cada tarefa.

Para máxima versatilidade, a Toyama oferece modelos que podem ser adaptados com diferentes acessórios para realizar uma variedade de tarefas, desde roçada até poda e corte de galhos.

A Roçadeira Multifuncional TBC26MTH é indicada para uso ocasional. Este modelo é equipado com motor a gasolina 2 tempos de 25,4cc e 1hp de potência que garante versatilidade com economia, potência e muita eficiência para usuários que utilizam o equipamento com menor frequência.

Já a Roçadeira Multifuncional TBC26MTX-GII é indicada para uso frequente, para o cuidado com áreas externas, poda de pequenas hortas, pomares e cercas vivas. A geração II desta roçadeira oferece partida rápida, estrutura em alumínio e um sistema diferenciado de embreagem, que garante baixa vibração durante a manutenção da sua área verde. Além disso, ela possui guidão ergonômico, que proporciona uma operação segura e confortável.

Veja o catálogo completo com todos os modelos de roçadeiras, laterais, laterais e costais, bem como os multifuncionais com todos seus acessórios.

Motosserras

A motosserra é um equipamento versátil e eficiente e tem um papel fundamental na poda de árvores. A Toyama tem modelos que atendem desde o usuário ocasional até o profissional florestal, com variadas potências, tamanhos e recursos, divididos em:

1. Linha H – Uso Ocasional

Desenvolvidas para usuários de uso ocasional, estas motosserras oferecem excelente custo-benefício. Destaca-se o modelo TCS58H, robusto com sabre de 18 polegadas, ideal para preparação de madeiras para mourão, corte de lenha e poda de árvores em chácaras e sítios.

  • Modelos: TCS46H16LP-GII, TCS53H-18SN, TCS58H-18SN.
  • Cilindrada: varia de 45 cc a 54.4 cc.
  • Potência máxima: entre 2.3 HP e 3.2 HP.
  • Informações adicionais: equipadas com corrente profissional de perfil baixo, bomba de óleo automática e menor vibração, garantindo segurança e conforto durante o uso​​​​.

2. Linha X – Uso Frequente

A linha X atende a uma ampla gama de necessidades, desde cortes leves com o modelo TCS25X, boa para arbustos e manutenção em galhos de árvores frutíferas, até modelos mais potentes como o TCS58X, indicado para cortes de árvores, palanques e mourões. Os modelos são conhecidos pela leveza, força e resistência, equipados com motor 2 tempos e correntes da marca Oregon.

  • Modelos: TCS25X-12SN-GII, TCS42X-16SN-OR, TCS45X-14TSN, TCS46X, TCS53X, TCS58X.
  • Cilindrada: varia de 25.4 cc a 54 cc.
  • Potência máxima: entre 1.14 HP e 3.4 HP.
  • Informações adicionais: conhecidas pela empunhadura antiderrapante, sistema antivibração, e partida rápida e fácil, oferecendo uma ótima relação entre peso, potência e segurança​​​​​​.

3. Linha Farmer GII – Uso Frequente

Conhecida como “motosserra do fazendeiro”, essa linha combina robustez, potência e desempenho excepcional na velocidade de corte. O modelo TCS60FP, por exemplo, oferece a maior potência da categoria, com características como carter em liga de magnésio e bomba de óleo automática.

  • Modelos: TCS53F-GII 16SN, TCS58F-GII 18SN, TCS58F-GII 18 AT, TCS60FP 18SN, TCS60FP 18AT.
  • Cilindrada: varia de 49.2 cc a 55.6 cc.
  • Potência máxima: até 4.29 HP.
  • Informações adicionais: filtro de ar de cartucho, novo sistema de fixação do escapamento, e tampa do sabre em liga de magnésio, garantindo durabilidade e uma nova experiência de trabalho​​.

4. Linha XP – Uso Intensivo

Destinadas ao trabalho profissional, as motosserras da linha XP são “casca grossa”, destacando-se pela potência e versatilidade. Projetadas para atender usuários com necessidades de alto desempenho, possuem bomba de óleo automática e corrente Oregon.

  • Modelos: TCS72XP-16SN, TCS72XP-16AT.
  • Cilindrada: 72.2 cc.
  • Potência máxima: 4.8 HP.
  • Informações adicionais: sistema de ignição CDI para facilitar a partida, lubrificação de corrente automática, e opções de sabre de 16 a 24 polegadas, em ponta rolante ou ponta dura, adaptando-se a qualquer desafio de corte​​​​.

Conheça o catálogo completo de motosserras.

Leia também:

Dicas práticas para fazer a poda de árvores

Uma vez que o planejamento esteja em ordem e você esteja devidamente equipado, é hora de colocar a mão na massa:

  1. Escolha a altura correta: trabalhe com o equipamento em uma altura que esteja entre a sua cintura e o seu joelho. Isso ajuda a evitar o cansaço e mantém a eficiência do corte.
  2. Postura segura: mantenha uma postura estável e firme. Posicione seus pés separados em um ângulo de 45 graus em relação ao tronco, e trabalhe com a motosserra próxima ao corpo.
  3. Mantenha a motosserra baixa: evite levantar a motosserra mais do que o necessário para reduzir o risco de acidentes. Utilize a motosserra como uma alavanca, apoiando-a no tronco ou na perna.
  4. Movimentação controlada: sempre mova a motosserra para o outro lado do tronco ao ajustar sua posição. A corrente deve estar parada durante a movimentação.
  5. Atenção a retrocessos: evite cortar com a ponta da lâmina-guia e mantenha sempre os dedos ao redor dos punhos. Escolha um comprimento de lâmina-guia adequado ao tamanho da árvore.
  6. Evite esmagamentos: analise a tensão dos galhos e corte do lado oposto para prevenir que o sabre seja esmagado. Se necessário, corte o galho em etapas.
  7. Remoção segura de galhos: após desligar a motosserra, remova os galhos com a mão direita, assegurando que o freio da corrente esteja ativado.

Como conservar os equipamentos após a poda das árvores?

A conservação adequada prolonga a vida útil dos equipamentos e assegura cortes precisos e reduz o risco de transmissão de doenças entre as plantas. Por isso, abaixo apresentamos algumas orientações:

Tesouras de poda e outras ferramentas manuais

  1. Após o uso, limpe as lâminas com uma escova para remover resíduos de seiva e sujeira.
  2. Aplique óleo de máquina ou spray fluido nas lâminas para protegê-las contra a corrosão e garantir uma lubrificação adequada.
  3. Verifique regularmente os parafusos e porcas para assegurar que as ferramentas estejam firmes e seguras para o uso.
  4. É recomendável desinfetar as ferramentas após cada poda para evitar a transmissão de doenças entre as árvores. Uma solução de água sanitária diluída ou álcool pode ser utilizada para este propósito.

Motosserras

  1. Limpe a correia da motosserra após cada uso para remover seiva e outros contaminantes, utilizando um produto de limpeza específico.
  2. Verifique e mantenha o nível adequado de óleo para corrente, garantindo uma lubrificação eficiente durante o uso.
  3. A correia deve ser ajustada regularmente para manter a tensão adequada e evitar folgas.
  4. Afie os dentes da motosserra conforme necessário para manter um corte eficiente e seguro. Isso pode ser feito com uma lima redonda apropriada ou por um técnico especializado.
  5. Inspecione a lâmina da motosserra regularmente para verificar a presença de rebarbas ou danos, substituindo-a se necessário.

Importante: é imprescindível que a motosserra seja operada por pessoas capacitadas e treinadas!

Manutenção geral

  • Armazene as ferramentas e equipamentos em um local seco e seguro para evitar danos causados pela umidade ou condições climáticas adversas.
  • Para equipamentos com motor a gasolina, siga as instruções do fabricante para a manutenção do motor e sistemas associados.

***

Esperamos que este texto tenha fornecido conteúdos valiosos e dicas práticas para a poda segura e eficiente de árvores, ajudando a manter suas áreas verdes vibrantes e prósperas. Vale lembrar que a conservação e o cuidado com o equipamento são tão importantes quanto a própria poda, garantindo que você esteja sempre pronto para o próximo desafio de jardinagem.

Toyama: da floresta ao jardim, temos o equipamento ideal para seu trabalho!

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!