Como conseguir a licença de uso de uma Motosserra - Toyama

Como conseguir a licença de uso de uma Motosserra

Compartilhar

Você sabia que para utilizar uma motosserra é necessário solicitar uma licença para o IBAMA??

Seja para utilização profissional ou ocasional, os usuários que realizarem a compra de uma motosserra precisam estar atentos também ao registro do equipamento.

Seja para cuidar de áreas verdes, realizar trabalhos em criação de pontes ou móveis, ou até mesmo cuidar do jardim ou manutenção no portão de sua chácara, as motosserras são potentes e agilizam muito o trabalho, e proporcionam acabamentos excelentes! 

Mas para poder utilizar sua Motosserra e aproveitar todos os benefícios do equipamento, é preciso obter uma autorização do Ibama.

Confira o passo a passo que a Toyama organizou para ajudar você a conseguir uma licença de uso!

Registros necessários

Para poder usar a sua Motosserra, você precisa estar cadastrado no Cadastro Técnico Federal e obter uma licença de porte e uso do equipamento. Os procedimentos são simples e exigem alguns documentos como CPF e nota fiscal da Motosserra em mãos.

Cadastro Técnico Federal

Antes de emitir sua licença junto ao Ibama, você precisa ter um cadastro válido no CTF. Para isso, basta clicar aqui e iniciar sua inscrição.

Durante o preenchimento dos dados, escolha a categoria Outros Serviços – código 21 (Atividades sujeitas a controle e fiscalização ambiental não relacionadas no Anexo VIII da Lei nº 6.938/198), que indica o uso próprio da Motosserra. Na aba descrição, selecione o código 27 (Porte e uso de motosserra – Lei nº 12.651/2012: art. 69, § 1º).

Preencha os demais campos com as informações solicitadas e finalize seu cadastro.

Licença da Motosserra

Depois de se cadastrar no Cadastro Técnico Federal, você pode seguir em frente e solicitar a licença da Motosserra. Faça o login nos Serviços Ibama informando seu CPF e senha.

Dentro do sistema, clique no botão autenticar. Preencha tudo o que for solicitado e inclua a marca e modelo da sua Motosserra. Digite o número de série do equipamento e o número da nota fiscal de compra. Em seguida, clique no link Emitir Boleto, que poderá ser impresso e pago em qualquer agência bancária.

Validade da sua licença

A licença começa a ter validade depois do pagamento do boleto bancário, e é válida por 2 anos. Para renová-la, basta acessar o site do Ibama e reativar sua licença pagando uma nova taxa.

Viu só como é fácil conseguir a licença de uso do seu equipamento? Agora que você já sabe o que deve ser feito, aproveite para acessar o site da Toyama e escolha uma Motosserra de qualidade!

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!