5 dicas para o pequeno produtor rural melhorar os resultados da fazenda
Compartilhar
A agricultura familiar é baseada na produção que utiliza a mão de obra familiar para realização das suas atividades econômicas. Ela é caracterizada por pequenas propriedades que, através das suas produções, conseguem gerar renda para pequenas regiões, possibilitando uma alternativa para a renda do homem e da mulher do campo.
Em 2006, a agricultura familiar foi reconhecida como profissão, por meio da lei nº 11.326/2006. A legislação definiu os limites da exploração da atividade rural e permitiu acesso a programas governamentais que incentivassem e contribuíssem para essa prática agrícola, que hoje é responsável por 70% de todos os alimentos consumidos e produzidos no Brasil.
Qual a importância do pequeno produtor para a agricultura no Brasil?
O Censo do IBGE divulgou que, no Brasil, a agricultura familiar é a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, com uma vasta produção de grãos, frutas, proteínas animal e vegetal, legumes e verduras. Cerca de 70% do feijão, 34% do arroz e 87% da mandioca que são produzidos no nosso país vêm da agricultura familiar, dos pequenos produtores locais. Sem eles, o mercado sofreria sem o controle da inflação dos alimentos.
É nessa linha de atuação que apresentamos alternativas para que o pequeno agricultor possa melhorar os seus resultados, aplicando estratégias que gerem benefícios para a sua terra e a sua produção.
Dicas para manejo do solo e melhorias na sua produção
Com a chegada de novas tecnologias e até mesmo a reutilização de métodos de gerações passadas, é possível aumentar a produção rural sem precisar incorporar novas áreas. Confira as dicas:
1. Utilize o plantio direto
O método SPD (Sistema de Plantio Direto) apresenta praticidade e eficácia na sua implantação, reduzindo custos em relação à preparação de uma lavoura e evitando a perda de nutrientes do solo por arrasto ou erosão.
Com esse sistema, é possível utilizar colheitadeiras diferenciadas, que irão preparar a cobertura vegetal do solo enquanto a colheita é realizada.
2. Faça a agricultura de precisão
A técnica de agricultura de precisão une informações e tecnologias, com o objetivo de reduzir os custos e aumentar o retorno financeiro e ambiental. Ela realiza todo o mapeamento da colheita e isso diminui os impactos ambientais.
3. Realize o controle de pragas
É preciso ficar atento em relação às pragas e doenças que podem surgir nas plantações. Por isso, realizar o controle de pragas é importante para evitar perdas de produção e de qualidade dos produtos. Para isso, é preciso utilizar métodos naturais, sem agrotóxicos ou produtos químicos que prejudiquem a saúde dos alimentos e de quem os consome.
Pensar em sustentabilidade e utilizar métodos que a incorporem nas plantações é algo que faz parte das pequenas produções agrícolas. Reutilizar materiais e restos de produtos alimentícios são práticas já realizadas pelos pequenos agricultores que enxergam a importância da questão ambiental e buscam fazer dessa prática um ensinamento para as futuras gerações familiares, que também estarão atuando nessas produções.
5 dicas para o pequeno produtor rural melhorar os resultados da fazenda
- Utilizar adubos orgânicos que sejam de origem mineral, pois eles aumentam a fertilidade do terreno e potencializam a terra. Alguns exemplos desses adubos são feijão-de-corda e leucena, considerados “adubos verdes”;
- Utilização de técnicas de irrigação que reaproveitam a água e evitam desperdício e salinização do solo;
- Reutilizar alimentos que ajudam as plantações, a exemplo da casca de ovo, que é rica em cálcio e auxilia no desenvolvimento das plantações e contribui para o crescimento e absorção de nutrientes;
- Diminuir a acidez do solo, utilizando a adição de calcário para a adubação;
- Reaproveitar alimentos, como borra de café, casca de banana, chuchu, que são utilizados para o crescimento das plantas e a captação de nutrientes.
Essas dicas caseiras auxiliam o pequeno agricultor, que ainda está ampliando sua plantação com poucos recursos, a cuidar melhor do solo e, assim, potencializar a sua produção. Mas, além dessas dicas de cultivo, também é preciso se atentar às dicas que vão auxiliar durante todas as etapas da cadeia de produção. Confira a seguir:
1. Organizar as finanças e entender o mercado
Sem uma organização e um planejamento financeiro não será possível medir seus investimentos em insumos e lucros em quantidade de produções. É preciso gerir com sabedoria para evitar dívidas. Além disso, é necessário conhecer o mercado da produção e avaliar as possibilidades de aumento no cultivo e as oportunidades futuras.
2. Acompanhar os resultados
Acompanhar a sua produção e identificar os produtos de maior lucratividade e menor retirada são práticas fundamentais para avaliar os resultados alcançados com determinada produção e como ela pode ser ampliada.
3. Aumentar a produtividade através de parcerias
Com a chegada das cooperativas, os agricultores familiares conseguiram ampliar seu alcance e ganhar suporte nas suas produções. Buscar essas parcerias pode proporcionar novas possibilidades, não só de vendas, mas de amplitude dos negócios.
Conte com a Toyama
Os pequenos produtores rurais são fundamentais para a economia do nosso país e para a exportação dos nossos alimentos. Mas é preciso estar atento em como ampliar e cuidar das produções e também cuidar para ter rentabilidade nos negócios, e estar bem preparado com equipamentos que podem auxiliá-lo desde o plantio até a colheita, é muito importante para ganhar em produtividade.
A Toyama oferece diversas soluções para você plantar e colher os melhores resultados!
Conheça nossa linha Agrícola, onde você encontra motocultivadores e microtratores para revolver a terra, pulverizadores para a aplicação de defensivos agrícolas, perfuradores de solo, motosserras, motobombas para a irrigação e transporte de água, roçadeiras, geradores de energia, motores avulsos para ser utilizado em picadores, siladores, moedores, jabiracas, e quaisquer outros equipamentos que irão atender às suas necessidades de cuidados com a lavoura, afinal, Toyama também é Agro!