Cuidados que você deve ter antes de operar uma roçadeira - Toyama

Cuidados que você deve ter antes de operar uma roçadeira

Compartilhar

homem operando uma roçadeira Toyama

Ao adquirir uma máquina é importante estar atento ao manual de instruções e as orientações para que possa utilizá-la da melhor maneira possível.

Aprender sobre o funcionamento, cuidados com a manutenção e eventuais trocas de peças são atividades que devem fazer parte da rotina para garantir um bom aproveitamento do equipamento e aumentar a vida útil, além de operá-la de maneira segura.

A roçadeira é usada para realizar a limpeza e manter os cuidados necessários em áreas verdes, tanto por profissionais como jardineiros que fazem uso desse equipamento para agilizar suas funções do dia a dia, quanto por pessoas que buscam na natureza atividades do hobby ao lazer, como a jardinagem.

Cada modelo de roçadeira possui um conjunto de corte e lâminas que podem ser trocadas com facilidade, assim como as travas e o cinto de estabilidade, responsáveis por manter a segurança do usuário, evitando quaisquer problemas ao utilizar o equipamento.

Se você faz uso dessa ferramenta, conheça os cuidados que devem ser levados em consideração antes de operar uma roçadeira.

Conheça a Roçadeira Toyama

A maioria das Roçadeiras Toyama foram projetadas para o uso frequente, disponíveis em motores de 2 e 4 tempos, oferecem uma ótima relação peso-potência e proporcionam baixo consumo de combustível, gerando mais economia.

Com um eixo logo que pode ser fixo ou bipartido, as Roçadeiras Toyama permitem uma varredura de grama, matos, capins e áreas externas de forma ampla, diminuindo o tempo de trabalho, que poderia também pode ser feito com instrumentos manuais, porém menos otimizados como facões e enxadas.

A diferença é que com equipamentos motorizados a gasolina, o motor trabalha por você e faz seu trabalho render mais. Render tanto no sentido financeiro para quem trabalha com jardinagem e como também render em produtividade diária, fazendo com que você otimize seu dia, e tenha mais tempo para descansar mais ou até mesmo atender mais clientes no mesmo dia.

Os modelos da Geração II da Toyama possuem um sistema de amortecimento de alto desempenho que isola o motor do restante do conjunto, reduzindo consideravelmente os níveis de vibração para o operador.

Elas atendem as demandas mais frequentes e são indicadas para atividades como: corte de grama, ervas daninhas e vegetação, a exemplo de chácaras, jardins, sítios, pastos, corredores de plantações e outras situações em que se fizer necessário o uso.

No nosso catálogo, oferecemos diferentes modelos de roçadeiras, desde as convencionais aos modelos Costal e Multifuncional, que possibilita um trabalho muito mais prático, pois reúne 4 operações em 1 único produto: roçadeira, motopoda, aparador de cerca viva e aparador de grama.

Quais os cuidados necessários antes de operar uma roçadeira?

Antes de iniciar o serviço, é importante verificar se a sua roçadeira está limpa e sem folhas; se a lâmina de corte está sem defeito ou desgaste, pois operar a máquina com as lâminas danificadas é extremamente perigoso

Além disso, verificar se o cinto de segurança está devidamente encaixado antes de iniciar o serviço, garante a estabilidade, controle da máquina e a sua segurança. Após verificar essas questões é importante também, quando possível, usar a roçadeira quando o clima estiver seco, mas não muito quente, para diminuir a possibilidade de acidentes.

Feito  isso, alguns outros cuidados devem ser seguidos antes de iniciar a operação.

Primeiramente, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) é indispensável, pois garantem a segurança do operador:

  • Uma roupa confortável para a temperatura e de acordo com as condições em que você está trabalhando;
  • Capacete de segurança para proteger de possíveis lesões;
  • Protetores de ouvido ou tampões para minimizar o risco de danos auditivos , já que as roçadeiras produzem bastante barulho durante o uso;
  • Proteção para os olhos e rosto contra objetos ou serragem;
  • Botas de segurança com tampa de aço com solado antiderrapante e luvas de segurança para manter as mãos secas e evitar acidentes por cortes.

Após estar devidamente equipado, é hora de cuidar da segurança da roçadeira, realizando as seguintes etapas:

1. Verificar o sistema de combustível

Verifique se o sistema de combustível está vedado, principalmente a tampa do tanque, conexões da mangueira e bomba manual de combustível. Caso encontre algum dano ou vazamento, não ligue o motor, pois há perigo de ocorrer um incêndio. Leve o equipamento até uma assistência técnica antes de voltar a usá-lo.

Outro ponto que merece atenção é a lubrificação do motor, que deve ser feita misturando corretamente a quantidade de combustível e lubrificante. Veja aqui como preparar corretamente a mistura de gasolina e óleo 2 tempos para a sua máquina.

2. Verifique e tenha cuidado com a trava e o acelerador

O acelerador e sua trava devem ser de fácil manuseio, por isso, é necessário que o operador sempre verifique se estão funcionando corretamente. Além disso, os cabos da mão (local de manuseio do acelerador) devem estar limpos e secos para proporcionar um manuseio seguro.

3. Cuidado com a ferramenta de corte

Verifique se a ferramenta de corte está montada corretamente e sem danos. Também é importante verificar se os dispositivos de segurança, como a proteção da ferramenta de corte e o prato giratório estão em condições de uso antes de iniciar a operação e, ainda, não remover a saia de proteção que fica próxima à lâmina da roçadeira, pois ela evita que detritos voem e machuquem.

4. Cuidado com a lubrificação do conjunto de corte

Tenha certeza de que o conjunto de corte está bem lubrificado e em perfeito estado. Caso contrário, ele poderá ser danificado durante o uso e prejudicar o serviço e a sua segurança.

5. Cuidado com cinto e cabos

Finalizando as avaliações do equipamento antes de operar, é importante estar atento aos cabos e o cinto de segurança, se estão bem regulados de acordo com a altura do operador e firmes no equipamento.

6. Espaço ao redor

Além de todas essas questões, certifique-se de percorrer toda a área que vai ser roçada em busca de tocos de madeira, pedras e lixo e remover esses itens antes de começar o trabalho. Marque obstáculos que não possam ser removidos da área de corte para contorná-los durante a operação e por fim, garanta que não há pessoas, principalmente crianças, animais de estimação e objetos de valor, como carros, próximos à área de corte.

Roçadeiras Toyama

A Toyama oferece diversos tipos de roçadeiras, divididas em 3 categorias: a Linha H (uso ocasional), X (uso frequente) e XP (uso intensivo). Temos roçadeira lateral, costal e multifuncional para te auxiliar nas mais diversas necessidades.

Visite uma revenda da Toyama e adquira um equipamento que oferece qualidade e segurança para deixar a sua área verde impecável. Conheça a linha completa de produtos e transforme seu jardim com a força da Toyama.

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!