Como a Toyama está presente na produção de café? - Toyama

Como a Toyama está presente na produção de café?

Compartilhar

Motocultivador da Toyama ao lado de uma colheita de café.

A produção de café no Brasil é uma história de séculos de sucesso, e o mais incrível é que grande parte dela foi e ainda é escrita por pequenos produtores, gente que trabalha em família e faz a diferença no campo. A dedicação e a paixão dessas famílias pelo café têm sido a força motriz por trás da qualidade excepcional do café brasileiro, reconhecido mundialmente.

Neste cenário, o uso dos equipamentos certos não pode ser subestimado. A Toyama, atenta às necessidades do homem do campo, apresenta produtos que são desenvolvidos para otimizar cada etapa do processo de cultivo e produção do café.

O papel da Toyama no cultivo do café

Agora, para que tudo isso aconteça, e o café cresça bonito e saudável, é preciso ter os equipamentos adequados. E é aí que a Toyama entra na história. Nós entendemos as necessidades desses produtores e oferecemos tudo que é necessário para o cultivo do café, desde a preparação do solo até a hora de cuidar da plantação.

Afinal, os pequenos produtores de café, com terras que muitas vezes não ultrapassam 50 hectares, encontram na Toyama um aliado para superar os desafios diários. Nossos equipamentos, como motocultivadores, roçadeiras e motobombas, são essenciais para a preparação e manutenção do solo, irrigação eficiente e proteção das plantas contra pragas e doenças.

Os sopradores, por exemplo, são perfeitos para retirar as folhas secas do caminho, e para ganhar velocidade nas perfurações, o perfurador é o aliado para abrir os buracos onde as mudas vão ser plantadas, roçadeiras para manter tudo limpo e bonito, motobombas para a irrigação, garantindo que as plantas sempre tenham água suficiente — e até atomizador costal para proteger as plantas contra pragas e doenças.

E se precisar carregar o drone para a pulverização, a Toyama tem (além das motobombas para abastecê-los) também possuem os geradores de energia para mantê-los no ar por mais tempo. Ah, e sem se esquecer dos motocultivadores, que vão dar aquela força extra na preparação do solo para deixar a terra mais fofa para o plantio.

Somos apaixonados por motores e mais de 90% do nosso portfólio foi especialmente projetado e desenvolvido para o produtor rural cuidar de seu cultivo, seja ele qual for. Por isso, oferecemos centenas de modelos de equipamentos que poderão contribuir com cada etapa da produção de café nas pequenas propriedades.

Vamos entender melhor quais são as etapas e o papel de cada equipamento a seguir!

1. Preparação do solo

Preparar o terreno é o primeiro passo para quem quer ter um café de qualidade. É como preparar a casa para receber uma visita muito especial. Afinal, é no solo que o café vai crescer e se desenvolver. Para deixar tudo em ordem, é preciso eliminar as ervas daninhas e deixar o terreno pronto para o plantio. É aqui que entram três equipamentos superimportantes: a enxada rotativa, o atomizador e o motocultivador.

A enxada rotativa Toyama é uma verdadeira artista na hora de revolver a terra. Ela alcança aquelas camadas mais compactadas, deixando o solo mais soltinho e arejado. Isso é fundamental para que as raízes do café possam se desenvolver bem e buscar os nutrientes de que precisam para crescer com saúde.

Já o motocultivador Toyama pode ser um grande parceiro do produtor. Ele entra em ação para arar o solo, tem uma força incrível e é capaz de fazer esse trabalho de forma eficiente e rápida, economizando um tempo precioso para o agricultor.

E não podemos esquecer do atomizador costal Toyama para proteger as plantas contra pragas e doenças que podem prejudicar a lavoura.

Usando esses equipamentos, o solo fica em condições ideais para que o café possa se desenvolver. A aração e a gradagem feitas por essas máquinas são etapas vitais para garantir que nada vai atrapalhar o crescimento dos futuros grãos de café. E com a terra bem preparada, as chances de ter uma colheita farta e de qualidade aumentam bastante.

2. Preparação das mudas

Depois de escolher com cuidado as melhores mudas nos viveiros, é hora de levá-las para o seu novo lar no campo. Mas antes de elas finalmente encontrarem seu lugar, temos que preparar uma recepção à altura. Isso significa fazer as covas no solo que já foi preparado, para que cada muda de café tenha o espaço ideal para crescer.

Mudas de café preparadas para o plantio.

Aqui, o perfurador de solo Toyama auxilia a criar os buracos para as mudas de maneira rápida e precisa. Ele possibilita que cada muda seja plantada na profundidade certa, com espaço suficiente para que suas raízes se espalhem e busquem os nutrientes necessários.

Outro benefício do seu uso é para que mudas sejam plantadas de forma uniforme e consistente em toda a plantação, algo muito buscado pelos produtores para um desenvolvimento equilibrado das plantas e, consequentemente, obter uma colheita abundante.

3. Plantio

O plantio deve ser feito com muito cuidado para que cada muda tenha o espaço necessário para crescer forte e saudável. Portanto, deve-se respeitar um espaçamento adequado entre as plantas e também entre as linhas de plantio. Essa organização é necessária porque permite que cada planta receba a quantidade ideal de luz solar e tenha uma boa circulação de ar ao seu redor, além de facilitar os cuidados futuros e a colheita.

Este espaçamento, inclusive, ajuda a prevenir a competição por água, nutrientes e luz, fatores críticos para o desenvolvimento das plantas. Além disso, um planejamento cuidadoso do plantio também contribui para a prevenção de doenças, já que plantas muito próximas podem facilitar a transmissão de pragas de uma para outra.

Nesse momento, o produtor de café se torna um verdadeiro arquiteto, desenhando o futuro da sua plantação com cada muda que coloca na terra.

4. Tratos culturais

Essas práticas incluem uma série de cuidados, como capina, adubação, controle de pragas e doenças, poda e irrigação, entre outros. E para cada uma dessas tarefas, existem equipamentos que facilitam o trabalho e aumentam a eficiência.

Vamos começar falando sobre a capina, que exige manter o mato longe das plantas de café, evitando a competição por recursos. As roçadeiras Toyama são perfeitas para essa tarefa, permitindo limpar os corredores entre as linhas de plantio de forma rápida e eficaz, mantendo a plantação limpa e organizada.

Quando o assunto é o controle de pragas e doenças, uma etapa crítica para a saúde da lavoura, o pulverizador Toyama entra em ação. Ele é excelente para aplicar os defensivos agrícolas necessários para proteger as plantas. O uso desses equipamentos garante que o produto seja distribuído uniformemente.

A irrigação é outra prática vital nos tratos culturais. Com as motobombas Toyama, é possível criar sistemas que possibilitam às plantas receber a quantidade de água correta para o seu desenvolvimento, especialmente em períodos de seca.

Nós também disponibilizamos geradores de energia potentes e confiáveis que podem ser usados para carregar drones. Afinal, são dispositivos modernos cada vez mais utilizados para pulverizar grandes áreas de forma eficiente e com precisão, representando uma revolução no manejo de lavouras.

5. Colheita

Certamente é o momento mais aguardado. É quando as cerejas de café, já maduras, são finalmente colhidas, prometendo se transformar no café que tanto amamos.

Mãos de um agricultor colhendo café.

Dependendo do tamanho da propriedade, essa colheita pode ser feita de formas diferentes. Nas pequenas, por exemplo, onde cada planta muitas vezes é tratada como parte da família, a colheita manual ainda é a escolha mais comum. Esse método permite um cuidado especial com cada planta, garantindo que apenas as cerejas no ponto certo de maturação sejam colhidas.

Para dar uma força extra nesse processo, pode-se contar com a derriçadeira, tanto na versão manual quanto na mecânica. A derriçadeira mecânica, principalmente em propriedades um pouco maiores, agiliza o trabalho sem perder o olhar atento ao que cada planta precisa. E quando se fala em potencializar esses equipamentos, o uso dos motores Toyama também são ótimas opções.

E tem mais uma ajudinha que não podemos esquecer: o soprador. Ele pode ser usado para remover as folhas e após a colheita, pode ser usado para limpar o terreno, removendo as folhas secas e outros resíduos que possam ter caído junto com as cerejas. Isso deixa a plantação mais limpa e organizada e também prepara o terreno para os próximos passos, seja a secagem dos grãos ou mesmo o preparo para o próximo ciclo.

6. Processamento pós colheita

Depois que as cerejas do café são colhidas, elas embarcam em uma nova aventura: o beneficiamento. Essa é a etapa em que as cerejas são transformadas nos grãos de café que conhecemos. O processo é cheio de etapas diversas, cada uma com seu papel especial na garantia da qualidade do café.

Primeiro, temos o descascamento e o despolpamento. Esses passos separam a polpa da cereja dos grãos. É um trabalho delicado, que precisa ser feito com cuidado para não danificar os grãos preciosos. Aqui, máquinas específicas fazem o trabalho pesado, garantindo que os grãos fiquem intactos e prontos para os próximos passos.

A fermentação é o próximo desafio. Durante essa etapa, os grãos passam por um processo natural que ajuda a desenvolver os sabores e aromas que amamos no café. É um momento mágico, onde a Ciência e a natureza dançam juntas.

Depois da fermentação, as coisas ficam mais limpas com a lavagem. Essa etapa remove qualquer resíduo da fermentação, deixando os grãos limpos e prontos para secar. E falando em secar, os grãos, agora limpos, são espalhados ao sol nos terreiros, onde vão secar lentamente. Esse processo de secagem ao sol é tradicional e ajuda a preservar os sabores naturais do café.

O beneficiamento do café é uma etapa que transforma completamente a cereja colhida no grão pronto para ser torrado. É um processo cheio de detalhes, onde cada passo é pensado para trazer à tona o melhor do café. E com a ajuda da tecnologia e dos equipamentos certos, os produtores conseguem garantir que cada grão seja um pequeno tesouro, pronto para ser descoberto por apreciadores de café ao redor do mundo.

7. Secagem e armazenamento

Após o beneficiamento, os grãos de café embarcam na penúltima fase: secagem e armazenamento, para preservar a qualidade até o momento do consumo. A secagem é o processo pelo qual os grãos são levados a perder a umidade excessiva, alcançando o ponto ideal que garante não só a preservação de seus sabores e aromas, mas também a sua durabilidade. Tradicionalmente, isso é feito sob o sol, nos terreiros, onde os grãos são espalhados e virados regularmente, até que a umidade se reduza ao nível desejado.

Carrinho de mão da Toyama carregado com resíduos no meio de uma plantação.

Após atingirem a umidade ideal, os grãos estão prontos para serem armazenados. Mas antes, é preciso transportá-los do terreiro até o local de armazenamento, o que pode ser um desafio, especialmente em propriedades maiores ou quando o espaço de secagem está distante dos silos ou armazéns. Aqui, uma carreta Toyama se torna uma aliada valiosa. Facilitando o transporte dos grãos de café, ela permite que grandes quantidades sejam movidas de uma só vez, de forma eficiente e segura, minimizando o manuseio e a exposição dos grãos a possíveis danos ou contaminação.

O armazenamento, por sua vez, requer um local adequado, onde os grãos possam ficar protegidos de umidade, calor e luz excessivos, além de afastados de quaisquer contaminantes que possam comprometer sua qualidade. Silos e armazéns bem ventilados, limpos e secos são essenciais para manter a integridade dos grãos até que chegue o momento de serem torrados e transformados na bebida que apreciamos.

8. Beneficiamento final

Por último, temos o beneficiamento final, uma etapa caprichosa que assegura que apenas os melhores grãos sejam embalados para a comercialização. Agora, os grãos são submetidos a uma última limpeza e classificação, garantindo que qualquer impureza seja removida e que os grãos estejam perfeitamente alinhados com os padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

Esta etapa de precisão não seria tão eficiente sem a ajuda de equipamentos robustos e confiáveis. Os motores estacionários Toyama, por exemplo, são fundamentais para acionar as máquinas que ensacam os grãos de café. Estes motores, com sua confiabilidade e eficiência, permitem que o processo de ensacamento seja rápido e sem interrupções, preparando os grãos para a viagem até as prateleiras ou até mesmo para exportação.

Além disso, manter toda a operação funcionando sem falhas exige energia confiável, especialmente em fazendas localizadas em áreas mais remotas, onde a conexão com a rede elétrica pode ser um desafio. Aqui, os geradores da Toyama fornecem a energia para alimentar desde os sistemas de irrigação até as máquinas de beneficiamento e ensacamento. Com um gerador robusto, a fazenda se torna autossuficiente em energia, garantindo que todas as etapas da produção do café, desde o cultivo até o beneficiamento final, ocorram sem contratempos.

O beneficiamento final é, portanto, uma etapa de refinamento, onde a qualidade do café é assegurada e preparada para encontrar seu caminho até os apreciadores da bebida em todo o mundo.

Toyama também é Agro!

A Toyama compreende que, por trás de cada xícara de café, existe um longo processo de dedicação e trabalho árduo. Por isso, nos dedicamos incansavelmente para fornecer equipamentos que trabalham por você para otimizar o trabalho no campo, reforçando o compromisso com a qualidade e a produtividade na cafeicultura.

A cafeicultura transcende uma simples atividade agrícola. Ela é uma verdadeira arte reverenciada em todo o Brasil, país que se destaca como protagonista global na produção de café.

Nosso papel neste ecossistema vai além de fornecer tecnologia; é habilitar os produtores brasileiros a continuarem a escrever esta grande história, garantindo que o Brasil permaneça na vanguarda da cafeicultura mundial.

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!