Motor a gasolina 4 tempos: quais os cuidados antes de ligar? - Toyama

Motor a gasolina 4 tempos: quais os cuidados antes de ligar?

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motores a gasolina 4 tempos da Toyama expostos em uma mesa de madeira

Se você possui equipamentos com motor a gasolina 4 tempos e busca maior desempenho para vê-los operando por muito tempo, é fundamental conhecer um pouco mais sobre o seu funcionamento e, principalmente, seguir alguns cuidados essenciais para aumentar a vida útil deles.

E por esse motivo, reunimos várias dicas imprescindíveis que você precisa saber antes de ligar o motor e como realizar a manutenção preventiva, evitando problemas e até mesmo prejuízos em seus maquinários.

O que é e como funciona um motor a gasolina 4 tempos?

Um motor a gasolina 4 tempos é um tipo de motor interno de combustão que utiliza a gasolina como combustível e, como o próprio nome diz, funciona com base em quatro ciclos: admissão, compressão, combustão e escape.

Estes ciclos ocorrem em quatro tempos distintos, conforme resumimos a seguir:

  1. Tempo de admissão – durante este tempo, a mistura ar-combustível é sugada para dentro do cilindro;
  2. Tempo de compressão – a mistura ar-combustível é comprimida e aumenta sua temperatura;
  3. Tempo de combustão – a mistura é inflamada pelo spark plug (vela de ignição) e queima, gerando energia;
  4. Tempo de escape – os gases residuais são expelidos do cilindro para o sistema de escapamento.

Esse tipo de motor é amplamente utilizado no mercado, desde automóveis, motocicletas e barcos, até geradores, cortadores de grama, equipamentos agrícolas, entre outros. É conhecido por sua eficiência energética, confiabilidade e facilidade de uso.

Quais são os cuidados essenciais antes de ligar um motor a gasolina 4 tempos?

Reforçamos a importância de consultar o manual do fabricante sempre que necessário e para atividades técnicas, entre em contato com uma Assistência Autorizada. No Manual  você encontrará todas as especificações do produto, assim como as recomendações de manutenção preventiva e orientações do fabricante.

Porém, de uma maneira geral, existem algumas boas práticas recomendadas a todos os motores a gasolina 4 tempos, como adicionar lubrificante e combustível, entre outras dicas,  conforme detalhado a seguir.

Faça uma inspeção geral antes de ligar

  • Olhe ao redor e embaixo da máquina e verifique se há vazamento de óleo ou gasolina;
  • Remova qualquer sujeira ou resíduo existente, especialmente ao redor do silencioso e do cabo de partida e verifique se há sinais de danos;
  • Certifique-se de que toda a carcaça e tampas estão nos locais corretos;
  • Confira se todas as porcas e parafusos estão apertados;
  • Observe se há algum dano, ranhura ou rachadura nas superfícies do equipamento.

Caso perceba alguma anormalidade, consulte novamente o manual do fabricante e, na dúvida, entre em contato com seu revendedor ou oficina técnica para efetuar manutenção ou reparos no equipamento antes de ligar.

Verifique o nível de óleo

Antes de ligar o motor, verifique sempre se o nível de óleo está adequado e se ele é o recomendado pelo fabricante. Ligá-lo sem essa checagem pode desgastar peças e engrenagens e o pior, danificar o motor.

Além disso, consulte o manual do fabricante para conferir qual o tipo de óleo indicado e quais são os procedimentos para realizar a troca quando necessário.

Verifique o nível do combustível

Certifique-se de que há gasolina suficiente no tanque e, claro, se ela é de boa qualidade e procedência. Dar a partida no equipamento com o tanque cheio ajuda a eliminar ou reduzir as interrupções no funcionamento do motor.

Se precisar reabastecer, faça isso em local aberto, com boa ventilação e com a máquina parada. A gasolina é um líquido inflamável e o vapor da gasolina pode causar explosão, por isso nunca fume perto de gasolina e mantenha qualquer chama ou faísca longe do equipamento.

Se houver vazamento de combustível, certifique-se de ter secado completamente o local antes de ligar a máquina.

Sempre guarde a gasolina no recipiente apropriado, mas cuidado: com o tempo a gasolina pode oxidar e deteriorar. Usar gasolina velha causa falha na partida do motor e deixa depósitos de borra que entopem o sistema de combustível.

O tempo que a gasolina pode ficar armazenada em recipiente, tanque de combustível e no carburador sem causar problemas de funcionamento no motor, varia de acordo com alguns fatores como: qualidade da gasolina, a temperatura ambiente, e se o tanque foi armazenado cheio ou apenas em parte com gasolina.

Verifique o filtro de ar

Um dos cuidados essenciais na manutenção preventiva de seu motor a gasolina se refere à avaliação das condições do filtro de ar. Se a peça estiver suja, pode ser que a passagem de ar para o carburador não seja a ideal diminuindo o desempenho do motor. Realize a limpeza ou faça a substituição do componente se necessário.

Fazer o motor funcionar sem o filtro de ar ou com filtro do ar sujo irá permitir a entrada de sujeira entre no motor, causando o rápido desgaste do equipamento. Além disso, pode haver a perda de garantia por mau uso do equipamento, sem cobertura das peças danificadas.

Dicas de manutenção preventiva

A manutenção preventiva do equipamento é essencial para garantir o funcionamento seguro, econômico e livre de falhas, além de auxiliar na redução de poluentes. Certifique-se que o motor esteja desligado antes de iniciar qualquer manutenção ou reparo, isso evitará acidentes graves.

  • Garanta que há ventilação suficiente sempre que fizer o motor funcionar, para evitar intoxicação por monóxido de carbono do escapamento do motor;
  • Deixe o motor e o sistema de escapamento esfriar antes de tocá-los para evitar queimaduras;
  • Use solvente não inflamável (nunca gasolina) para limpar as peças;
  • Use sempre peças de reposição novas e originais.

A manutenção periódica do equipamento é vital para o seu funcionamento e para aumentar sua vida útil, por isso, revise regularmente o nível de óleo no motor, faça a limpeza do filtro de ar e troque quando necessário, verifique as velas de ignição, confira e ajuste as marchas e válvulas, limpe o tanque, o filtro de combustível e câmara de combustão, seguindo sempre as orientações do manual.

Limpeza do motor

Faça a limpeza com o motor frio. Limpe todas as superfícies externas, retoque a pintura onde ela estiver danificada e cubra as áreas que apresentem corrosão ou ferrugem com uma fina camada de lubrificante.

Evite usar mangueira de jardim ou lavadora de pressão, pois poderá levar água para dentro do filtro de ar ou da abertura do silenciador, causando danos.

Essas são algumas dicas essenciais sobre os cuidados e recomendações antes de ligar e para uma manutenção preventiva do motor a gasolina 4 tempos. Essas práticas podem ajudar a aumentar a vida útil do equipamento e, claro, melhorar o seu desempenho e performance operacional.

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