Qual a influência da lua na agricultura?
Compartilhar
Desde a antiguidade, os povos usam as fases da lua para orientar a agricultura, que começa com os cuidados para plantar, com o desenvolvimento da planta, controle de pragas, até a colheita.
Muitos produtores rurais relatam suas experiências bem-sucedidas nas produções quando utilizam do calendário lunar no plantio de alimentos. Por isso, no artigo de hoje, vamos abordar a influência da lua na agricultura e quais são os alimentos mais cultivados em cada fase.
Quais as influências que a lua exerce sobre a terra?
A lua exerce uma força sobre a terra, conhecida como força gravitacional. Essa força é responsável por mover grandes massas de água, de acordo com a mudança de suas fases, e isso provoca as marés altas ou baixas dos oceanos.
Em relação à agricultura, cada fase determina mudanças no solo que favorecem o plantio, principalmente para cada espécie, que necessita de mais ou menos umidade no solo para um crescimento saudável.
Calendário Lunar: conheça as quatro fases da lua
A lua realiza três movimentos principais: rotação, quando gira em torno do seu próprio eixo; revolução, quando gira ao redor da terra; e translação, o movimento ao redor do sol, juntamente com o planeta terra.
A cada movimento, a lua recebe a luz do sol, refletindo para nós aqui na terra, um formato diferente a partir dessa iluminação, dando origem às suas fases. Cada fase representa uma passagem no calendário lunar e realiza mudanças nas plantações.
Lua nova
Na fase de lua nova, sua gravidade aumenta, fazendo com que a água se concentre com maior facilmente no solo. Com isso, as sementes aumentam de volume, consumindo mais água elas incham e tendem a romper mais facilmente. Os agricultores detalham que durante essa fase, a seiva das plantas concentra-se no caule, por isso não é o momento mais aconselhado para plantio.
Dizem que plantações realizadas nesta fase da lua são mais fracas e mais susceptíveis a pragas. Embora tenham um bom desenvolvimento vegetativo, sua produtividade será reduzida.
Entre os alimentos mais aconselhados para o plantio estão: couve, cebolinha, espinafre, almeirão, banana e plantas medicinais, pois são alimentos que possuem um caule mais curto e um crescimento precoce.
Lua minguante
Essa fase tem grande efeito sobre a copa das plantas. Com a diminuição do tamanho da lua, a força gravitacional da terra está em competição com a gravidade lunar, com isso, a seiva tem dificuldade de subir para o caule, ficando mais concentrada nas raízes das plantas. Devido a isso, a fase minguante é propícia para plantar raízes e tubérculos, pois nascem embaixo da terra, como, por exemplo, rabanete, cenoura, beterraba, batata, inhame e macaxeira.
Essa é uma boa fase para realizar os cuidados necessários na plantação, como preparação do solo e combate a pragas.
Lua Crescente
Essa é a melhor fase para semear, especialmente 2 a 3 dias antes de ocorrer a lua cheia, pois permite que o crescimento seja mais vigoroso e um melhor desenvolvimento e qualidade dos alimentos.
É ideal para o cultivo de feijão, quiabo, abóbora, jiló, tomate, pimentão, berinjela, milho e arroz.
Dentre todas as fases, essa é a fase mais indicada para iniciar o plantio dos seus alimentos e garantir maior qualidade nos produtos.
Lua Cheia
A lua cheia é ideal para fazer a colheita dos alimentos, pois a seiva das plantas está concentrada nos seus rebentos e folhas, deixando as frutas e hortaliças mais suculentas.
Por isso, não deve se plantar ou semear nesse período, apenas colher os frutos da plantação durante as fases anteriores.
Dicas gerais
Em diversas culturas, os agricultores se baseiam no calendário lunar para realizar o plantio dos alimentos: entre a lua minguante e nova deve ser plantado tudo que nasce abaixo do solo e entre a lua crescente e cheia, tudo que nasce acima do solo.
Seguindo essas orientações, sua plantação tende a ser mais proveitosa e com maior rendimento em qualidade e quantidade.
Esse hábito adquirido pelos antigos, de reservar certas colheitas para uma das quatro fases da lua, tem gerado resultados ao longo dos anos e é repassado de geração em geração dentro das famílias de produtores rurais, principalmente na agricultura familiar.
Na visão de especialistas, a força gravitacional que a lua exerce sobre a Terra tem impacto sobre todos os tipos de ciclo e fertilizações em nosso planeta, principalmente os das plantas. Além disso, a iluminação lunar, apesar de ser menor que a iluminação solar, também penetra o solo e ajuda no crescimento das colheitas. Ou seja, é nítido os benefícios da lua nas plantações.
Mas não só as fases lunares podem beneficiar a sua plantação, existem máquinas e equipamentos que auxiliam na plantação e cultivo dos alimentos, gerando qualidade e facilitando a vida dos agricultores.
Confira alguns desses produtos no catálogo da Toyama, equipamentos de força e energia que trabalham por você!