Drones na agricultura: tudo o que você precisa saber

Compartilhar

drone sendo usado em uma plantação

Com os avanços da tecnologia, a agricultura está ativamente utilizando as inovações para melhorar os processos não só em pesquisa, mas também nas atividades diárias.  Aparelhos  como os drones, por exemplo, foram inseridos nas plantações para ampliar a visão das grandes extensões e a qualidade das culturas. A agricultura de precisão, como é chamada, utiliza o drone para monitorar e controlar as atividades agrícolas para identificar pontos de melhorias e sustentabilidade, para que o agricultor possa garantir os melhores resultados.

A seguir falaremos sobre o uso de drones da agricultura, os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar para o produtor e como os geradores da Toyama podem contribuir com o agronegócio. Acompanhe a leitura!

O que são drones?

Os drones surgiram como um meio de monitoramento para fins militares em que pequenas aeronaves pilotadas à distância por alguém ou por meio de coordenadas computacionais, que circulavam por algumas áreas, observando a movimentação local e registrando tudo por meio de imagens.

Atualmente, os drones são utilizados na fotografia, em filmagens e monitoramento em diversas situações, e, como já citamos, são usados também na agricultura.

Com o uso de drones agrícolas, é possível fazer o acompanhamento do desenvolvimento da plantação remotamente, sem a necessidade de percorrer todos os hectares por vias terrestres, além de ser possível realizar, também, o processo de pulverização e analisar a saúde das culturas e localizar os problemas, evitando o aparecimento de pragas.

O uso de drones neste setor já mudou a realidade de muitos produtores rurais, que podem tomar decisões a respeito do seu cultivo a partir das imagens capturadas pelos drones.

Sua funcionalidade se mostrou tão benéfica para o setor que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Portaria Nº 298, de 22 de setembro de 2021, regulamentou o seu uso na agricultura. De acordo com a portaria, os drones podem ser utilizados para aplicar defensivos e afins, além de adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos, sementes e realizar o monitoramento.

Como essa nova tecnologia tem transformado o agronegócio?

Cada vez mais empreendedores do campo têm apostado na utilização de recursos tecnológicos para melhorar os resultados de seus negócios e isso realmente tem proporcionado melhorias na sua produção. Com a busca por maior controle e automação nas propriedades agrícolas, através da agricultura de precisão, por exemplo, os drones agrícolas têm ganhado mais espaço. É a tecnologia a favor do agro!

Eles são capazes de realizar todo o mapeamento aéreo das lavouras, identificando possíveis problemas, como pragas e doenças, com mais rapidez, além de fazer toda a gestão do plantio.

Os dados gerados através do seu monitoramento podem ser gerenciados com mais exatidão, otimizando o trabalho, minimizando os custos e a mão de obra que seriam necessários para realizar todo esse serviço e facilitando a tomada de decisões. Além disso, podemos ainda citar funções como:

  • Drones para irrigação;
  • Drones para georreferenciamento;
  • Drones para mapeamento aéreo;
  • Drones para vigilância;
  • Análise de áreas desmatadas;
  • Localizar a presença de nascentes de rios e olhos d’água;
  • Localizar focos de incêndio;
  • Verificar áreas para abertura de estradas;
  • Verificar áreas de difícil acesso;
  • Encontrar animais perdidos entre outros.

Com o uso de drones, o acompanhamento do desenvolvimento da plantação e todo o monitoramento territorial pode ser feito de forma remota, sem a necessidade de percorrer todos os hectares de plantações.

Outra facilidade dos drones é que eles permitem chegar em áreas de difícil acesso via terrestre, poupando horas de viagem e gerando resultados rápidos e confiáveis para tomadas de decisões assertivas.

Em fazendas de grande porte, a divisão de monitoramento pode ser feita por metros quadrados. Nessas fazendas, os drones ainda podem ser usados para:

  • Capturar imagens de alta qualidade;
  • Demarcar áreas para o plantio;
  • Acompanhamento do plantio (contagem, detecção de falhas, pragas, desenvolvimento…);
  • Pulverização;
  • Monitoramento do sistema de irrigação;
  • Localização de nascentes de água;
  • Identificar áreas de desmatamento e focos de incêndio para tomar as providências e evitar perdas;
  • Auxílio na abertura de estradas;
  • Monitoramento e segurança da fazenda.

Além de monitorar, como já pontuamos, o drone permite analisar a saúde das plantações e localizar os problemas, como pragas, doenças e insetos danosos. Dependendo do modelo, o drone ainda é capaz de aplicar diferentes insumos nas plantações e gerar dados que facilitam a tomada de decisão dos agricultores. Tudo de forma prática, segura e eficaz, aumentando a produtividade da plantação, devido à leitura, cuidado e análises rápidas e inteligentes.

uso de drones para controle de plantações em uma fazenda

Quais são as principais utilidades do drone na agricultura?

Suas utilidades são muitas, como foi possível observar, mas listamos aqui algumas das principais utilidades do drone na agricultura:

  • Captura de imagens detalhadas e precisas;
  • Monitoramento de áreas de fácil ou de difícil acesso;
  • Identificação de problemas que atingem a lavoura, como falhas de plantio, pragas e doenças;
  • Pulverização de insumos agrícolas;
  • Supervisão de grandes áreas num curto espaço de tempo;
  • Facilita o monitoramento de todas as etapas da lavoura, do início do plantio até a colheita.

Além disso, permite que o agricultor identifique problemas com antecedência, tomando medidas mais assertivas para o bom desenvolvimento da safra.

Como o uso de geradores de energia pode auxiliar na recarga dos drones?

Por serem aparelhos a bateria, os drones necessitam de recargas para que possam seguir funcionando. Para isso, é indicado o uso de geradores de energia, pois eles não necessitam de fios e tomadas e proporcionam mais autonomia pois o combustível pode ser reposto sempre que necessário e oferece mais mobilidade, e proporciona às empresas e usuários a possibilidade de deslocá-los para qualquer lugar, auxiliando na recarga de equipamentos usados nos campos de plantação, que geralmente não possuem um ponto de energia elétrica fixo.

Aqui, na Toyama, possuímos diversos modelos de geradores, como o Gerador de Energia Toyama  TG100000CXE Digital AVR, desenvolvido para o uso frequente e equipado com motor de pistão de ignição por centelha a gasolina 4 tempos, com 460cc monocilíndrico, refrigerado a ar e partidas manual/elétrica.

Além desse modelo, também oferecemos outra ótima opção, o Gerador de Energia Toyama TG120000CXNE-XP de corrente alternada, desenvolvido para uso profissional. Ele é equipado com motor de pistão de ignição por centelha a gasolina 4 tempos, com 622cc, monocilíndrico, refrigerado a ar e partida manual/elétrica. Ideal para ligar aparelhos eletrônicos e tecnológicos, a exemplo dos drones agrícolas.

Na Toyama, acreditamos que todo trabalho pode ser realizado de forma mais eficiente e produtiva, por isso, oferecemos produtos para manter nossos clientes bem equipados, para auxiliar e facilitar suas vidas na realização das tarefas e atividades profissionais. Para conhecer os equipamentos Toyama, visite uma revenda autorizada. A nossa energia é a força do seu negócio!

Fonte(s):

Drones na Agricultura: tudo sobre a tecnologia que está mudando o setor

Tudo o que você precisa saber sobre o uso de drones na agricultura

Drones para agricultura: tudo que você precisa saber – IONICS

Uso de drones na agricultura: veja a importância

Drones agrícolas: veja como melhor utilizá-los na fazenda

5 funções do drone na agricultura – Canal Agro Estadão

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!