Cortadora de piso manual: saiba como usar com segurança - Toyama

Cortadora de piso manual: saiba como usar com segurança

Compartilhar

Cortadora de Piso Manual da Toyama

A cortadora de piso é indispensável na construção civil, para atender às demandas das empreiteiras e construtoras que precisam de um equipamento robusto para corte de pisos de concreto, asfalto e juntas de dilatação. A Cortadora de Piso Toyama TCC450-XP a gasolina, foi especialmente projetada para esse tipo de trabalho.

Equipada com motor de 13 HP de potência máxima, esse equipamento tem rodas emborrachadas e com rolamentos blindados, facilitando o manuseio e transporte.

Permite regular a altura de corte manual, com profundidade máxima 150 mm dependendo do disco utilizado, sendo ideal para uso em qualquer tipo de obra. Perfeito para fazer juntas de dilatação, conta com guia de corte dianteiro, facilitando obter cortes mais precisos, seja em asfalto ou concreto.

Seu sistema de refrigeração é duplo e ajuda a prevenir o desgaste prematuro do conjunto de corte, aumentando sua vida útil do equipamento.

Entre as maiores vantagens da Cortadora de Piso TCC450-XP, está a facilidade no uso e a segurança do equipamento. Fornece cortes com um acabamento perfeito; gera economia de tempo, devido a sua maior potencialidade e aumenta a produtividade na obra. Seu bom funcionamento garante melhor manuseio e durabilidade, sendo um bom investimento para sua empresa.

Cuidados ao operar o cortador de pisos manual

De acordo com a NR-18.22.1, a operação de máquinas e equipamentos desse tipo, só pode ser feita por um trabalhador profissional devidamente qualificado.

É fundamental que o profissional use os equipamentos de proteção individual corretos (EPI’s) como: óculos, protetor de ouvidos, luvas, máscaras, botas, capacete, cinto de segurança e roupa adequada, conforme local e atividade a ser realizada e sempre opere o cortador de piso com as duas mãos.

Antes de manusear o equipamento, há vários pontos que precisam ser verificados:

  • Ao redor e embaixo da máquina observe se existem vazamentos de óleo ou gasolina (Mantenha os elementos de comando do aparelho sempre secos, limpos, livres de óleo e lubrificante);
  • Ao redor do silencioso e do cabo de partida, verifique se existem sujeiras ou resíduos;
  • Acompanhe a limpeza do filtro de ar banhado a óleo;
  • Verifique se existem sinais de avarias;
  • Certifique-se se porcas e parafusos estão devidamente rosqueados;
  • Examine o encaixe correto de carcaças e tampas;
  • Consulte as condições do disco de corte;
  • Verifique as partes móveis e lubrifique-as se necessário;
  • Analise o nível do reservatório de água;
  • Averigue a tensão das correias;

A manutenção preventiva consiste em acompanhar o estado geral do equipamento, para que possa realizar suas atividades com segurança, para você obter a produtividade e resultados esperados.

Preste atenção também ao desgaste e superaquecimento de peças. Se notar qualquer anormalidade, pare imediatamente o uso e verifique a máquina com cuidado. Se necessário, leve a máquina a um Assistente Autorizado Toyama e nunca opere uma máquina que não esteja em boas condições de uso.

Como instalar o disco de corte?

Coloque o cortador de piso em uma superfície plana e nivelada. Gire a manivela em sentido anti-horário para elevar o equipamento e retire a porca e o flange externo do eixo.

Antes da montagem, verifique o sentido correto de corte, posicione o disco e o encaixe no eixo de forma que a furação encaixe com a trava de segurança e recoloque o flange externo e a porca apertando firmemente.

Use apenas discos específicos para o modelo da sua máquina e para o tipo de piso a ser cortado. Durante o manuseio, cuide para não derrubar ou bater o disco e para sua segurança, sempre aguarde a parada total do disco para mexer no equipamento.

Como usar a Cortadora de Piso Toyama?

Antes de ligar, verifique o nível do tanque de combustível e o nível do reservatório de óleo e posicione o registro de combustível na posição aberto. Posicione a alavanca de aceleração levemente para a direita (+) e posicione a alavanca do afogador na posição fechada. Coloque o interruptor na posição “liga” e segurando o manípulo de partida, puxe levemente até sentir resistência e então puxe firmemente e rapidamente.

Após o motor funcionar, retorne lentamente o manípulo de partida ao seu local original e retorne a alavanca do afogador na posição aberta. Evite usar o cortador de piso em locais fechados e sem ventilação, pois os gases do escapamento são altamente tóxicos e podem ser prejudiciais à saúde.

Para desligar, mova a alavanca de aceleração para a posição de lenta, deixe o motor operando em marcha lenta por 3 minutos, posicione o interruptor na posição off e feche a torneira de combustível.

Como garantir o bom funcionando da Cortadora de Piso Toyama

Realizar a manutenção preventiva garante o perfeito funcionamento e maior vida útil ao equipamento. Ligar o motor com a quantidade insuficiente de óleo pode causar danos ao equipamento, por isso, verifique sempre o nível do óleo antes de dar partida e use óleo próprio e de boa qualidade para motores 4 tempos.

Mantenha uma regularidade na inspeção da cortadora de piso, para garantir que esteja tudo funcionando corretamente. Nas primeiras 20 horas ou no 1° mês de uso, troque o óleo do motor e limpe o filtro de ar.

A cada 50 horas ou a cada 3 meses de uso, além da troca do óleo do motor e da limpeza do filtro de ar, lubrifique todas as partes móveis da máquina. A cada 100 horas ou a cada 6 meses, desmonte, limpe, monte e lubrifique as partes móveis, verifique e limpe a vela de ignição e troque o óleo do motor.

Por fim, a cada 300 horas ou a cada 12 meses, toque o elemento do filtro de ar, a vela de ignição e se necessário troque também o tubo de combustível. Verifique e ajuste a marcha lenta e a abertura da válvula. Limpe o tanque de combustível e a câmara de combustão.

Cortadora de Piso Toyama

Se você deseja um equipamento potente e que atue de forma profissional, confira o desempenho da nossa cortadora de piso. Ela atende o mercado profissional da construção civil, sendo o equipamento ideal para locadoras, empreiteiras e construtoras. É ou não é uma verdadeira máquina?

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!