Como usar Pulverizadores e Atomizadores no combate à dengue - Toyama

Como usar Pulverizadores e Atomizadores no combate à dengue

Compartilhar

Homem usando um atomizador costal, pulverizador da Toyama, para combate à dengue.

Em 2024, o Brasil enfrenta um desafio na saúde pública com o registro de mais de um milhão de casos de dengue, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde. Com este número assustador e mais de 200 mortes, a situação exige uma mobilização nacional sem precedentes.

Afinal, a luta contra a dengue não se limita apenas à eliminação de água parada e ao uso de repelentes; mas também integra a utilização de tecnologias avançadas que podem fortalecer as estratégias de combate.

Entre essas soluções, os pulverizadores e atomizadores da Toyama são capazes de aplicar inseticidas e larvicidas de maneira eficaz em diversos ambientes residenciais, comerciais como academias, mercados e lojas em geral ou ambientes de produção rural, como estufas fechadas.

Esses equipamentos podem ser usados como um diferencial no combate à dengue, tornando a prevenção uma tarefa mais acessível e eficiente para todos.

Por que devemos olhar todas alternativas?

Caracterizada por febre alta, dores no corpo e, em casos graves, hemorragia e morte, a dengue não possui tratamento específico, tornando a prevenção e o controle da proliferação do mosquito, essenciais para combater a doença.

O ciclo de vida do Aedes aegypti, que inclui a postura de ovos em água parada, onde se desenvolvem as larvas, até a fase adulta, quando o mosquito se torna capaz de transmitir o vírus, fomentam a necessidade de uma abordagem plural para prevenir a proliferação do mosquito e, consequentemente, a transmissão da dengue.

A eliminação de potenciais criadouros do mosquito, como recipientes que acumulam água parada, é uma medida preventiva fundamental. No entanto, dada a adaptabilidade e a resistência do  mosquito, outras estratégias complementares são necessárias para um controle efetivo.

É aí que entra o uso dos pulverizadores e dos atomizadores que são complementares e eficientes no arsenal contra a dengue. Estes equipamentos permitem a aplicação direcionada de inseticidas e larvicidas em áreas onde o controle físico e mecânico de criadouros não é possível ou é insuficiente.

Isso porque a capacidade de dispersar produtos químicos em forma de neblina fina aumenta a eficácia da aplicação, permitindo que as substâncias atinjam locais de difícil acesso, como folhagens densas, frestas e pequenos acúmulos de água.

Como usar pulverizadores e atomizadores contra a dengue?

Aplicação de inseticidas em áreas externas

  • Jardins e pátios: utilize atomizadores para dispersar inseticidas em jardins e pátios, focando em arbustos, folhagens e outros locais onde os mosquitos adultos tendem a repousar. A neblina fina garante que o inseticida alcance áreas ocultas, aumentando a eficácia da aplicação.

Áreas com acúmulo de água parada: aplique inseticidas com atomizadores em locais de difícil acesso que possam acumular água e servir como criadouros para mosquitos, como calhas entupidas, pneus velhos e pequenas poças de água. A aplicação direcionada ajuda a eliminar mosquitos adultos que possam estar presentes.

Uso de larvicidas em reservatórios de água

  • Caixas d’Água e tonéis: As caixas d’água e tonéis devem receber vedação completa, não apenas uma simples tampa, pois o Aedes aegypti é capaz de entrar mesmo por pequenas fendas e frestas para depositar seus ovos. Por isso os pulverizadores são ideais para aplicar larvicidas em caixas d’água, tonéis e outros reservatórios que não estejam vedados ou não possam ser esvaziados. A aplicação precisa assegurar que o larvicida se misture adequadamente com a água, interrompendo o desenvolvimento das larvas.

Piscinas não utilizadas: em piscinas que não podem ser esvaziadas, o uso de pulverizadores para aplicar larvicidas pode prevenir a proliferação de mosquitos. Certifique-se de seguir as instruções do produto para garantir a segurança e eficácia do tratamento.

Importante: é fundamental ressaltar que o uso de pulverizadores e atomizadores no combate à dengue deve ser visto como um complemento às medidas preventivas tradicionais.

Eliminar potenciais criadouros, remover objetos que possam acumular água parada, e usar repelentes pessoais continuam sendo fundamentais para prevenir a doença.

A combinação dessas estratégias oferece a melhor proteção contra a dengue, reduzindo tanto a população de mosquitos adultos quanto a quantidade de larvas.

Como usar os equipamentos de forma segura e eficiente?

Siga algumas recomendações para o uso correto dos equipamentos e para realizar uma implementação segura e eficaz dos pesticidas e larvicidas:

Escolha do produto químico

Seleção cuidadosa: escolha inseticidas e larvicidas aprovados pelas autoridades de saúde locais. Certifique-se de que são eficazes contra o Aedes aegypti e seguros para uso nas áreas de aplicação pretendidas.

Concentração adequada: siga as instruções do fabricante para diluir o produto químico na concentração recomendada. Uma diluição incorreta pode reduzir a eficácia ou aumentar os riscos à saúde e ao meio ambiente.

Técnicas de aplicação

Cobertura uniforme: ao aplicar inseticidas ou larvicidas, mova o pulverizador ou atomizador de forma uniforme para cobrir toda a área alvo. Isso garante que o produto seja distribuído de maneira eficaz, alcançando todos os potenciais criadouros ou repousos de mosquitos.

Aplicação no momento certo: prefira aplicar os produtos no início da manhã ou no final da tarde, períodos em que os mosquitos estão mais ativos. Isso aumenta as chances de contato direto com os mosquitos adultos.

Precauções de segurança

Equipamento de Proteção Individual (EPI): utilize sempre EPIs adequados, como máscara com filtro químico para aplicar veneno, óculos de proteção, luvas e roupas hidro-repelentes que cubram a pele, como macacão ou jaleco de manga longa, calças e avental, para minimizar a exposição aos produtos químicos durante a aplicação.

Ventilação: ao aplicar produtos em ambientes fechados, assegure uma ventilação adequada para evitar a inalação de vapores químicos. Se possível, mantenha janelas e portas abertas durante e após a aplicação.

Manutenção dos equipamentos

Limpeza e manutenção: realize a limpeza regular dos pulverizadores e atomizadores após cada uso, seguindo as instruções do fabricante. A manutenção adequada prolonga a vida útil do equipamento e garante seu desempenho.

Armazenamento seguro: guarde os equipamentos e produtos químicos em locais seguros, longe do alcance de crianças e animais de estimação, e em condições que evitem sua degradação.

Leia também:

***

Toyama é sua aliada contra a dengue.

A batalha contra a dengue no Brasil é um desafio contínuo que exige a união de esforços, estratégias inovadoras e o uso eficaz de tecnologias. Ao entender as diferenças e aplicações específicas de cada equipamento, indivíduos e comunidades podem adotar medidas mais assertivas para reduzir a população do Aedes aegypti, contribuindo significativamente para a prevenção da dengue.

Reafirmamos nosso compromisso em fornecer equipamentos de força e energia para que você obtenha mais eficiência e produtividade. Quando se busca qualidade e tecnologia, a Toyama é a escolha certa para ótimos resultados!

 

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!