O que plantar em novembro? | Blog Toyama

O que plantar em novembro

Compartilhar

Se você tem aquela horta no fundo do seu quintal e não tem tanto conhecimento sobre o que plantar em cada época do ano, sempre bate aquela dúvida: “o que será que plantam neste mês?” “será que é época de tal coisa?”. Preparamos uma lista de sugestões para plantar no mês de novembro!

1- Batata-Doce

Quem não gosta de batata doce assada na fogueira, não é? A batata doce é o favorito dos fisiculturistas e pessoas que desejam aumentar a massa muscular, por conter carboidratos de absorção rápida. Além de ser muito fácil cultivar, a batata doce é muito resistente à seca e ajuda a preservar o solo no verão, possuindo a capacidade de reciclar os nutrientes.

O plantio é feito com ramas de 8 a 10 entrenós e dispensa adubação.

2- Gengibre

Esse é um dos favoritos para fazer chás por causa de suas propriedades medicinais, podendo aliviar gripes, resfriados, alergias. Como se isso não bastasse, o gengibre ainda auxilia no emagrecimento, pois aumenta a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e com isso potencializando a queima de gordura. Contém também diversas outras propriedades tais como anti-inflamatório e relaxante muscular.

Plante pedaços de raízes de 5 a 10 cm de comprimento em sulcos de 10 a 15 cm Durante períodos secos o gengibre pode ser irrigado, porém evite excessos para não apodrecer as raízes.

3- Tomate

O tomate é um dos alimentos preferidos da mesa brasileira, sendo utilizado em diversas receitas desde aquela simples e tradicional saladinha com tomate, alface e cebola, até a pizza ou o molho de tomate da macarronada. É um dos campeões na absorção de agrotóxicos, isso pode ser um incentivo para produzir seus próprios tomates, se você não o dispensa de sua mesa.

O fruto é cultivado em todo o mundo, mas não tolera extremos. Temperaturas baixas (menos de 15ºC) ou muito altas (acima de 27ºC) não são favoráveis para o seu cultivo. Quanto ao solo, o tomate é bem tolerante, você só deve evitar solos argilosos com tendência a encharcamento.

O melhor é que você nem precisa de um espaço muito grande para plantar alguns tomates. Alguns vasos podem render bons tomates. É possível semear, ou plantar tomate em mudas. Para semear, coloque de 3 a 5 sementes no vaso ou local indicado.

4- Cebolinha Verde

Ah! O famoso integrante do cheiro verde! Presente em várias receitas do nosso dia a dia também agrega uma série de benefícios à nossa saúde. Além de ser fácil cultivar, podendo ser plantada em vasos, a Cebolinha Verde necessita apenas de algumas horinhas de exposição à luz solar direta.

O plantio pode ser feito usando sementes diretamente no local, ou em sementeiras para transplantar as pequenas mudas quando elas atingirem certo tamanho. Também não exige muita água, apenas o bastante para umedecer a terra.

5- Abóbora

Abóboras são ricas em betacaroteno, além de serem saborosas, contribuem para pele e olhos saudáveis. Diversas receitas podem ser feitas com elas, desde as mais simples, como a abóbora cozida, até os acompanhamentos com carne moída, ou até mesmo o tradicional Doce de Abóbora para ser comido com pão na hora do café!

Essas são plantas do calor, apresentando melhor desenvolvimento em regiões com temperatura entre 18°C e 27°C. Quanto à luminosidade, as abóboras devem ser plantadas em lugares que tornem possíveis a exposição direta à luz solar.

A planta adulta é resistente a curtos períodos de seca, sendo necessário apenas manter a terra úmida. Como todas as outras, evite encharcar o solo. O plantio também é fácil, podendo ser feito aplicando a semente diretamente no local desejado e cobrindo com um pouco de terra.

6- Melancia

Quem não gosta de um pedaço de melancia geladinha no verão? A melancia é uma planta de clima regiões quentes, sendo favorável a temperatura entre 20ºC e 35°C. Necessita de exposição direta ao sol, solo drenado e arenoso.

A irrigação é necessária apenas na fase de crescimento da planta. Quando os frutos começaram a maturar, diminuir a frequência da irrigação pode deixá-los mais doces e saborosos.

As sementes podem ser plantadas diretamente no local, em uma profundidade de 2 a 5 cm, se as condições climáticas forem adequadas.

7- Flores e Plantas Ornamentais

Demos mais importância ao plantio de horta, porém se você gosta de flores e plantas ornamentais as listadas a seguir são as mais indicadas para o plantio no mês de novembro:

  • Cravos
  • Dálias
  • Gipsófilas
  • Linho
  • Manjericos
  • Melindres
  • Trepadeiras

Agora que você já sabe o que plantar neste mês, que tal começar a fazer sua horta, jardim ou canteiro? Conte com toda as linhas Floresta & Jardim, e agrícola da Toyama para ajudar você com esse trabalho.

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!