Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem  | Toyama

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem 

Compartilhar

O câncer de próstata tem cura se diagnosticado com antecedência 

O Novembro Azul é um movimento global que acontece para informar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para ajudar você a se proteger do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, a Toyama separou o seguinte material, confira. 

O que é a próstata? 

A doença se manifesta na próstata, uma glândula masculina em forma de noz, localizada logo abaixo da bexiga.  

A função da próstata é produzir e armazenar um fluido que contribui para a constituição do sêmen. 

Como o câncer de próstata se desenvolve? 

Durante o funcionamento da próstata, células podem se desenvolver de forma anormal e descontrolada, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata possui grande ocorrência em território nacional, ficando atrás apenas do câncer de pele. Apenas durante o ano de 2018, mais de 65.000 novos casos foram identificados, trazendo riscos para grande parte da comunidade. 

Sintomas  

O câncer de próstata pode apresentar poucos ou nenhum sintoma em sua fase inicial. Por isso a doença é tão perigosa.  

Os sinais iniciais do problema são a dificuldade de urinar e a necessidade de urinar por mais vezes no dia a dia.  

Em estágios mais avançados, o paciente pode apresentar dores nos ossos, infecção generalizada e até mesmo insuficiência renal. 

Fatores de risco 

A doença pode se manifestar em qualquer um, mas homens que fazem parte do grupo abaixo possuem ainda mais chances de desenvolver câncer de próstata. 

  • Histórico de câncer de próstata na família; 
  • Obesidade. 

Quando procurar ajuda médica? 

Para se proteger da doença, você precisa buscar atendimento a partir dos 45 anos de idade, se fizer parte de grupo risco ou perceber os seguintes sintomas: 

  • Dificuldade de urinar; 
  • Diminuição do jato de urina; 
  • Sangue na urina; 
  • Necessidade constante de urinar. 

Prevenção e tratamento  

O câncer de próstata tem cura, desde que seja diagnosticado precocemente. Se você não apresenta nenhum dos sintomas da doença, mas já chegou aos 45 anos de idade, está na hora de marcar uma consulta com um médico urologista. Através de um rápido exame, ele poderá atestar qualquer alteração na glândula, como endurecimento e a presença de nódulos suspeitos.  

Caso o câncer seja detectado, a melhor forma de tratamento irá depender de aspectos como a saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. 

Agora que você já sabe como se prevenir desta grave doença, que tal celebrar a vida fazendo o que mais gosta? Acesse o site da Toyama e encontre os equipamentos que fazem parte do dia a dia do homem brasileiro! 

 

Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!