Dicas fundamentais para a manutenção da sua motosserra | Toyama

Dicas fundamentais para a manutenção da sua motosserra

Compartilhar

 

Conheça os cuidados e ferramentas ideais para manter seu equipamento eficiente

Quer prolongar a vida útil da sua Motosserra Toyama e mantê-la trabalhando forte por muito mais tempo? Então, além de seguir as recomendações de uso presentes no manual do equipamento, é importante manter uma rotina de manutenção. Para você conhecer mais sobre elas e como realizá-las, nós preparamos o seguinte material. Confira!

Lubrificação da engrenagem

A lubrificação da engrenagem para barras de ponta rolante é essencial, já que a peça possui um rolamento interno que trabalha em alta rotação.

  • Como fazer: Com a barra sem a corrente, utilize a engraxadeira universal, pressionando contra a barra, no furo próprio para lubrificação e movimente manualmente a engrenagem até sentir que a mesma voltou a trabalhar com facilidade.

Limpeza da canaleta e furos de lubrificação

Essa região acumula serragem e óleo, por isso deve ser limpa periodicamente.

  • Como fazer:  Com a barra sem a corrente, utilize uma chave de fenda ou chave de vela ponta fenda e retire todas as impurezas. É importante fazer a limpeza da canaleta por completo e também dos furos de lubrificação.

Desbaste das rebarbas

Com o uso frequente da motosserra, é comum que pequenas rebarbas apareçam do lado externo da canaleta. Para manter o equipamento trabalhando bem e não danificar as correntes, é preciso retirar essas saliências.

  • Como fazer: Com a barra sem a corrente e devidamente presa a uma morsa, utilize uma lima chata e faça o desbaste de toda a superfície. Escolha entre as opções disponíveis conforme seu modelo de corrente (lima 7/32 para correntes 3/8”x0.58” / 3/8”x.063” / .404”x.063”, lima 3/16 para correntes .325”x.058” ou lima 5/32 para correntes 3/8”x0.50”).
  •  

Inverter a posição da barra

As barras podem ser montadas de ambos os lados, permitindo que seja feita uma alternância de posição, evitando que ela sofra desgaste desigual.

  • Como fazer: Para inverter a posição da peça, utilize seu jogo de ferramentas e desmonte a barra, virando-a de posição. É importante fazer essa inversão de tempos em tempos, para proteger o equipamento. Fique atento ao remontar a peça e verifique se a corrente está tensionada corretamente.

Afiação da corrente

Esse item sofre desgaste constante e deve estar sempre bem afiado para cortar madeira de maneira fácil, rápida e correta.

  • Como fazer: Prenda a motosserra em uma morsa, com a corrente montada na barra e tensionada e escolha a lima conforme o seu tipo de corrente (lima 7/32 para correntes 3/8”x0.58” / 3/8”x.063” / .404”x.063”,  lima 3/16 para correntes .325”x.058” ou lima 5/32 para correntes 3/8”x0.50”). Comece pelo dente que mais sofreu desgaste, trave o freio e faça o desbaste dos dentes, todos do mesmo lado, depois vire a motosserra e repita a operação.

Após afiar os dentes de corte, utilize uma lima chata para fazer o desbaste das guias de corte. Para auxiliar nessa operação, utilize os afiadores e kit de limas da Toyama.

Viu só como é fácil fazer a manutenção preventiva da sua motosserra? Então aproveite o tempo livre para cuidar do equipamento, mantendo a potência em dia e prolongando sua vida útil. Acesse o nosso Catálogo de Acessórios para encontrar as ferramentas certas e colocar a mão na massa!

Se preferir, clique aqui para encontrar uma assistência técnica perto de você e deixe o trabalho para os profissionais.

 

 

Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!