Como a chegada da primavera influencia na agricultura? | Toyama

Como a chegada da primavera influencia na agricultura?

Compartilhar

A primavera é uma estação caracterizada pelo desabrochar das flores e frutos e pelo aquecimento da temperatura

No mês de setembro, ocorre o equinócio de setembro, um fenômeno astronômico em que o sol atinge com maior intensidade as regiões próximas da linha do Equador. Mas, como isso influencia no campo e na produção agrícola?

A intensidade de luz e calor que o sol remete a determinado ambiente, influencia diretamente os demais aspectos climáticos, como temperatura e umidade. Dessa forma, percebemos que a agricultura é um setor que sofre bastante com as alterações de clima e seus resultados estão totalmente ligados a essas alterações.

A Primavera e a agricultura

Como você bem sabe, a Primavera é uma estação com clima mais equilibrado e, por isso, acaba sendo um ótimo período para o cultivo no campo. Isso acontece porque esse equilíbrio da temperatura começa a trazer de volta a umidade do ar, que no inverno é mais seco, sugerindo teoricamente um maior equilíbrio nos quatro elementos da natureza. Ou seja, a volta do calor condensa o ar, formando chuvas. A chuva, consequentemente, umidifica o ar e a terra, ajudando a combater o fogo que se espalha com muita frequência em queimadas intensificadas no período de ar seco.

Para quem tem negócios no campo, principalmente na agricultura, e depende em parte das respostas da natureza, não deve ignorar que as estações do ano no geral são extremamente importantes, na medida em que favorecem ou dificultam o cultivo de determinada espécie vegetal. Conhecer a melhor época do plantio faz com que o agricultor obtenha melhores safras, propiciando maior produção de alimentos e menos desperdício nas lavouras.

A Primavera é a estação em que os agricultores colhem as lavouras de inverno, além de realizar o preparo e o plantio das culturas de verão.

Período úmido

Na maioria das áreas do Brasil, o início deste período úmido começa com a chuva da primavera e se estende pelo verão, sendo o período mais chuvoso em quase todo o país. O retorno da chuva é especialmente esperado pelo setor agrícola, pois o plantio da nova safra principal de grãos precisa ser iniciado. Além disso, a chuva do início do período úmido começa a molhar a terra justamente para que se tenha condições de manejo e de plantio.

Entendeu como a chegada da primavera pode influenciar diretamente na agricultura? Essa nova estação do ano é ótima para todos que vivem da agricultura e dependem do plantio.

Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!