Você sabe para que serve um Painel ATS? - Toyama

Você sabe para que serve um Painel ATS?

Compartilhar

Este equipamento é essencial para garantir o fornecimento automático da energia para seu comércio, residência ou indústria.

O Painel ATS trabalha em conjunto com Geradores para resolver problemas de queda de energia elétrica e não deixar você ou o seu negócio no escuro.

Quer saber mais sobre o equipamento? Então confira abaixo a matéria que a Toyama preparou para você!

Painel ATS

O ATS é um painel elétrico de controle que pode ser usado com Geradores de energia para acioná-los automaticamente em situações de queda de energia.

Assim que acontece a interrupção ou queda de energia, o painel liga em alguns segundos o Gerador, que fornece energia até que ocorra o retorno da energia elétrica fornecida pela rede de abastecimento local. Com o fornecimento de energia normalizado, o painel transfere a carga para a rede convencional e desliga o Gerador na sequência.

ATS ou QTA?

O Painel ATS também é conhecido como QTA (Quadro de Transferência Automático). Trata-se do mesmo equipamento, porém com um nome diferente. A sigla ATS tem origem no inglês (Automatic Trasnfer Switch) e se traduz como painel de transferência automática.

Para que serve o equipamento?

O Painel ATS é um dos itens mais importantes do conjunto gerador, sendo fundamental em criadouros, indústrias, comércios, fazendas e outros locais que dependem da energia elétrica e não podem ficar sem eletricidade.

O equipamento garante o fornecimento de energia elétrica contínuo e ajuda a evitar prejuízos para o seu negócio.

Funcionamento do painel

Em caso de uma queda de energia, o painel seguirá os passos abaixo:

  1. O equipamento verifica durante 10 segundos se o fornecimento elétrico da rede concessionária retorna ou não;
  2. Caso a energia não volte o Gerador é automaticamente ligado;
  3. O Gerador dá a partida e depois de 3 segundos de funcionamento as cargas são transferidas para ele;
  4. Assim que o fornecimento elétrico é restabelecido o painel aguarda 10 segundos antes de transferir as cargas para a rede;
  5. Depois de transferir as cargas de volta para a concessionária, o gerador permanece ligado por 30 segundos para o resfriamento do motor.

Segurança e energia à sua disposição

Para que seja possível aproveitar todos os seus benefícios, o painel precisa ser instalado por um profissional especializado em Geradores compatíveis com o equipamento. Mas pensando na sua praticidade, a Toyama desenvolveu uma série de Geradores que vêm de fábrica com o Painel ATS integrado. São eles:

Agora que você já sabe mais sobre o Painel ATS e sua utilidade ao operar junto com um Gerador, aproveite para escolher o modelo certo para não ficar mais no escuro!

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!