Quais tamanhos de sabre posso usar em minha motosserra? - Toyama

Quais tamanhos de sabre posso usar em minha motosserra?

Compartilhar

Blog_motosserras sabre

Alguns equipamentos suportam diversas dimensões de sabre. Confira!

Os sabres também conhecidos como barras são acessórios utilizados para os trabalhos de poda de árvores, cortes em madeira e atividades de manutenção e marcenaria em geral. Agora você deve estar se perguntando? Posso substituir o sabre por outro modelo ou outro tamanho?

Para esclarecer suas dúvidas, a Toyama preparou uma matéria especial para você, confira!

Quando se trata de escolher um sabre para a reposição, recomendamos que seja utilizado o sabre no tamanho original que acompanha a motosserra. Isso porque os equipamentos da Toyama são projetados por engenheiros e nos laboratórios mais avançados de desenvolvimento para que o equipamento proporcione o melhor rendimento possível, dimensionando o melhor tamanho e peso para extrair o máximo de seu equipamento.

Naturalmente, algumas operações e atividades um sabre diferenciado, portanto, em alguns casos, as mudanças de sabre são necessárias dependendo da atividade que operador irá realizar. Mas é importante estar ciente que se você está oferecendo ao seu equipamento um esforço maior que o projetado para ele suportar, colocando por exemplo um sabre maior que indicado, essa ação poderá reduzir a vida útil do mesmo.

Existe tamanho de sabre ideal?

Depois de comprar ou antes mesmo de adquirir seu equipamento é possível que você tenha feito a pergunta acima. No entanto, não existe apenas uma resposta para esta questão.

Diferentes dimensões do sabre possibilitam vantagens distintas, portanto é preciso avaliar suas necessidades de uso antes de adquirir sua motosserra ou encomendar um novo tamanho de sabre para o seu equipamento.

Fazer o manejo de áreas de reflorestamento pede um modelo de equipamento e tamanho de sabre distinto. Para cortar a lenha, no entanto, uma barra de sabre com dimensões menores é mais do que suficiente.   

Quais tamanhos são compatíveis com a minha motosserra?

Seu modelo de Motosserra pode suportar outros tamanhos de sabre. Para se certificar, consulte o manual do seu equipamento. Se você possui uma Motosserra Toyama, confira as informações a seguir e verifique se o tamanho do sabre desejado é compatível com o seu equipamento.

Dimensões dos sabres Toyama

  • TCS25X: BARRA DE 12”
  • MT41, TCS41 e TCS42: BARRAS DE 14” e 16”
  • TCS46X e MT46: BARRAS DE 16” e 18”
  • MT53, TCS53X, MT53, TCS58X, TCS53F, TCS58F, TCS63F, TCS53F-G2 e TCS60FP: BARRAS DE 16”, 18” e 20”
  • TCS62XS e TCS66XS: BARRAS DE 18” e 20”
  • TCS72XS: BARRAS DE 16”, 20″ e 24”

Leia mais

Saiba como operar sua Motosserra com segurança

Dicas fundamentais para a manutenção da sua motosserra

Sabe a diferença de sabres para ponta dura ou ponta rolante?

A Linha de Acessórios Originais Toyama possui mais de 40 opções entre sabres, correntes e kit de sabre com corrente.

O sabre de Ponta Dura é indicado para desdobras e cortes de madeira dura, enquanto o sabre de Ponta Rolante é indicado para cortes de maneira mais rápida e madeiras que ofereçam menos resistência, e para ambos os modelos, há vários tamanhos disponíveis.

O sabre de Ponta Dura possui o corpo sólido, portanto ele é muito mais resistente, porém mais pesado.  É indicado para todos os tipos de cortes, derrubadas, desgalhamentos, podas etc, além de ter uma performance extra nas operações de desdobra, mais conhecida como “tira-tabua”.

O sabre de Ponta rolante possui uma estrela (roldana) na ponta permitindo um deslizamento mais suave da corrente, oferecendo desta forma um desempenho maior ao equipamento, corte mais rápidos e principalmente menor peso no conjunto ou seja com esta barra conseguimos um equilíbrio entre peso e potência da máquina.

Agora que você já conhece quais tamanhos de sabre podem ser utilizados em sua Motosserra Toyama, aproveite para acessar o nosso site e conheça outros acessórios para o seu equipamento!

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!