Páscoa: saiba mais sobre suas origens e significados
Compartilhar
Cestas de chocolate, coelhos e mesa farta são algumas das marcas registradas desta celebração!
A páscoa é um dos momentos mais esperados do ano, principalmente pelas crianças. A época marca a troca de presentes e ovos de chocolate, mas também deve ser lembrada pelos seus momentos de fé e renovação. Para você conhecer mais sobre esta data tão especial, preparamos algumas curiosidades a seguir. Confira!
Origens
A palavra Páscoa deriva do termo hebraico “pessach” e significa passagem da morte para a vida, das trevas para a luz. A Páscoa é uma das datas mais importantes tanto no calendário judeu quanto no católico.
Páscoa judaica
O Pessach, no judaísmo, lembra a libertação dos hebreus do cativeiro no Egito. A celebração também é conhecida como festa da libertação.
Páscoa cristã
A Páscoa é a celebração mais importante da Igreja Católica, já que relembra o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Símbolos
A data é repleta de simbologia, conheça mais sobre cada um dos seus significados:
· Ovo: O símbolo mais conhecido pelas crianças significa nascimento. Inicialmente, a tradição consistia em pintar as cascas de ovos usados para fazer pães e colocar doces dentro delas. Com a popularização do chocolate na Europa, ovos e coelhos do doce foram produzidos para atrair o interesse dos pequenos.
· Coelho: Por gerarem muitos filhotes por ninhada, os coelhos se tornaram símbolos de renovação da vida.
· Peixe: Símbolo dos cristãos desde a Grécia antiga, o peixe tem ainda mais importância no período da Páscoa. Durante a semana santa, os fiéis têm como tradição abdicar do consumo da carne vermelha, priorizando o preparo de pratos à base de pescados.
Gostou de conhecer mais sobre a Páscoa e seus significados? Então aproveite este doce momento para curtir com as pessoas que você mais ama. A Toyama deseja a todos uma Feliz Páscoa!