Motobombas: como escolher a melhor opção?
Compartilhar
As motobombas são equipamentos utilizados para realizar a transferência de água de um local para outro. São confiáveis, consistentes, versáteis e podem ser utilizadas em vários ambientes, como: urbanos, rurais e industriais.
Essas máquinas são geralmente utilizadas em pequenas e médias propriedades rurais para sistemas de irrigação, como o abastecimento de água (que dependem de poços e cisternas), e para o esvaziamento ou preenchimento de piscinas, reservatórios e açudes.
Já na indústria, o uso de motobombas é comum para a transferência de água ou outros fluidos e também para a contenção de alagamentos ou remoção de excesso de água.
Quais os benefícios das motobombas?
As motobombas são movidas combustão e podem ser encontradas em motores a gasolina ou diesel, proporcionando mais potência, agilidade e autonomia, pois pode ser facilmente transportada para diferentes os locais, sem necessitar de cabos e extensões, sendo a melhor opção para sistemas de irrigação em propriedades rurais.
Além de transportar água, as motobombas também podem ser utilizadas na retirar o excesso de água acumulada, transferência da água entre reservatórios, a retirada de água de enchentes e transporte da água de rios, além da remoção de água de piscina, abastecimento ou esvaziamento de poços, represas e açudes.
Guia de compras de uma motobomba
Algo que deve ser analisado na hora da compra é o nível de partículas em suspensão (água limpa ou suja), para saber qual modelo específico de motobomba você irá precisar.
O fluxo de água é um fator de compra importante das motobombas a combustão, a partir disso você saberá a quantidade de água que o motor do equipamento será capaz de mover.
Outro ponto importante para a compra é o sistema de controle de óleo que o equipamento apresenta. Isso impede que o motor tenha superaquecimento, garantindo segurança para o material.
Alguns modelos podem ser usados embaixo d’água, sendo perfeitos para a construção civil, já que permitem retirar o excesso de água do canteiro de obras.
Para cada função, existe uma opção de motobomba. Antes de escolher, avalie:
- Qual o objetivo da instalação da motobomba?
- Qual o volume de água que precisa ser bombeado?
- Qual a altura manométrica total?
- Qual o tipo de partida?
- Qual a autonomia necessária?
- Vai precisar mover a motobomba de lugar com frequência?
Para escolher o melhor modelo, outros itens devem ser avaliados na hora de comprar a motobomba, como a potência, o tipo motor e a intensidade de uso.
A partir dessas respostas, consulte os modelos disponíveis e veja qual deles atende a esses requisitos.
Quais os modelos de motobomba disponíveis?
A Toyama oferece uma linha completa de motobombas a diesel ou a gasolina, com motores de 2 ou 4 tempos, com diferentes potências para uso ocasional, frequente ou intensivo, de acordo com a necessidade.
Motobomba Centrífuga
Esse modelo usa um processo de centrifugação para obter maior potência na água e assim lançá-la a maiores distâncias. Costuma ser usado diversos ambientes e desenvolvidas para atender às necessidades de transferência de água com baixa vazão e alta pressão, como em pequenos projetos de irrigação para a agricultura, floricultura e plantações em geral, abastecimentos de tanques agrícolas, caminhões pipas, esvaziamento de açudes ou tanque de peixes, entre outras.
Motobomba Auto Escorvante
Seu uso é mais comum em ambientes de tratamento de água, poços e cisternas porque permite fazer a coleta submersa.
Ideal para transporte de água, esvaziamento de tanques e pequenas represas, piscinas, açudes ou onde é preciso esgotar rapidamente a água limpa ou suja, sem resíduos.
A Toyama também possui uma linha completa de Motobombas Centrífugas Especiais, para diferentes necessidades:
Motobomba Injetora: para captar água em poços de até 30 metros de profundidade;
Motobomba Multi Estágio: para pequenos e médios projetos de irrigação e para distâncias acima de 50 metros de canal de água, dependendo do modelo;
Motobomba Submersível: usadas na construção civil para esgotamento de água de chuva ou vertedouros em obras;
Motobomba Combate a Incêndio: para prover pressão e elevação para maiores alturas;
Motobomba Alta Pressão: para elevar água até 90 metros de altura;
Motobomba Alto Fluxo: para transferência de alto volume de água, para inundações de campos de arroz;
Motobomba Submersível: usada na construção civil para esgotamento de fossos e escavações;
Motobomba Lodo: usada para bombear água suja, com barro;
Motobomba Química: para movimentar líquidos com o PH alterado;
Motobomba Sólido: para bombear água que contém partículas sólidas de até 20mm.
Confira todos os modelos de Motobombas Toyama disponíveis e encontre o equipamento perfeito para você.