Qual é a diferença do motor de popa e rabeta?
Compartilhar
Se você gosta de navegar, tem conhecimento deste universo ou precisa de embarcações para trabalhar, sabe que existem vários tipos de barcos, lanchas e caiaques e que cada um pode atender a uma demanda específica, desde que tenha o motor adequado.
Isso facilita não só a locomoção e transporte de ribeirinhos, como também pode ser amplamente utilizado para passeios turísticos em rios e lagos, pesca de subsistência ou pescas esportivas. É importante salientar que não existe certo ou errado na escolha entre motor de popa ou rabeta, mas sim a preferência o gosto pessoal, tipos de locais onde irá utilizar, necessidades e investimentos que deseja fazer para motorizar seu barco.
A seguir, a Toyama te ajuda a entender um pouco sobre o universo dos motores, sobretudo as diferenças entre o motor de popa e o motor de rabeta.
O que é motor de popa?
Antes do avanço da tecnologia e do acesso a materiais que temos hoje, a navegação só era possível através de pequenos barcos, com remos e velas. Hoje, a situação já não é mais a mesma. No entanto, a mudança começou lá no século 20, com os motores de popa.
O motor de popa é um motor com uma ou mais hélices, localizado atrás da embarcação, em que os cilindros deste motor operam em um ciclo de dois ou quatro estágios (também conhecido como motores de 2 ou 4 tempos), podendo chegar a uma velocidade de até 30 quilômetros por hora. Desta forma, é indicado para embarcações de pequeno porte, que podem fazer passeios nos rios e lagos.
Quando se fala em funcionamento, o motor de popa pode ser elétrico ou movido à combustível, como é o caso do motor de popa Marine da Toyama ou o motor de popa TM1.7TS-MH também da Toyama, que proporciona um ótimo desempenho, mas com um baixo custo no combustível, em especial, nos pequenos veleiros e caiaques.
Por que se chama motor de popa?
O nome é pouco comum, mas tem uma explicação. O motor de popa leva esse nome, pois faz referência à parte traseira das embarcações, que se chama de popa. Assim, por ele ser acoplado à parte de trás do barco, se originou o nome.
Quando utilizar o motor de popa?
Por ficar na parte de trás das embarcações, sejam caiaques, lanchas ou botes, o motor de popa é recomendado para ser utilizado em navegações de baixa profundidade, ou seja, lagos rasos, seja para atividades de pesca, lazer, passeio em família ou praticar algum esporte.
Respeitar essa orientação é importante para garantir a segurança e integridade de todos os envolvidos na embarcação (além de seguir as regras do fabricante).
Como uma boa parte do motor fica à mostra, a Toyama sempre investe em diversos modelos (tanto no de 2 tempos como no de 4 tempos) para que você escolha o que melhor combina com a sua embarcação.
Diferença do motor de popa de dois tempos e de quatro tempos
Há dois tipos de motores de popa e eles possuem uma diferença considerável entre eles. Pensando em te ajudar a escolher o melhor para o seu caso, a Toyama separou algumas diferenças entre eles:
- O motor de popa de 2 tempos é bem mais leve por não possuir admissão e escapamento. Desta forma, com apenas a etapa de compressão e combustão, esse tipo de motor é indicado para quem gosta de pescar de forma amadora ou utiliza o barco só para lazer, os modelos Toyama possuem potências que variam de 2,6 e 25 HP de potência;
- Já o motor de popa de 4 tempos é mais complexo, por isso indicamos para uso profissional também. Possui quatro etapas de funcionamento (por isso o nome), eles são mais econômicos e têm uma potência elevada.
Ambos são ótimos e auxiliam o passeio, deixando-o mais seguro e confortável.
O que é motor de rabeta?
O motor de rabeta ou centro-rabeta, como também é conhecido, é um motor que fica acoplado no casco, ocupando menos espaço, ao contrário do motor de popa. Além disso, são motores mais leves e mais velozes também, podendo chegar a até 40 quilômetros por hora, sendo indicados para navegação tanto em rios quanto em lagos.
A Toyama tem vários modelos de motor de rabeta/centro-rabeta e todos eles possuem como característica central ser um motor ideal para navegação em locais de difícil acesso, como, por exemplo, um ambiente que apresenta floresta submersa.
Assim como o motor de popa, o motor de rabeta também apresenta o de 2 tempos e o de 4 tempos. Confira a linha Jet nos modelos TE65JET e TE80JET-HS-XP.
Quando fazer uso do motor de rabeta?
O motor de rabeta é mais tranquilo justamente por ficar acoplado no casco. Dessa forma, o seu uso é indicado para embarcações que são maiores, justamente por proporcionar mais potência e agilidade na sua locomoção.
Além disso, se você faz uso de barcos em locais mais fechados e de difícil acesso, o motor de centro rabeta também é indicado nestes casos.
Quais as diferenças entre motor de popa e motor de rabeta?
O motor de popa e o motor de rabeta, apesar de serem os tipos mais comuns, possuem muitas diferenças, em especial, nas indicações de embarcações que se devem usar.
O motor de popa é mais alto e mais fácil de levantar, ao contrário do motor de rabeta que, mesmo possuindo um ótimo sistema de trim, fica localizado abaixo do casco. Além disso, o motor de popa é mais leve que o de rabeta.
No entanto, uma das principais diferenças entre eles é a aplicação nas embarcações, visto que o motor de popa é indicado para barcos menores, ao contrário do centro rabeta, que consegue contemplar embarcações médias a grandes, por ter mais potência.
A Toyama tem uma linha completa de motores, desde os modelos menores, ideais para pequenas canoas, barcos e caiaques, até motores de popa de 2 e 4 tempos, de 2,6 a 40 HP, indicados para barcos e lanchas.
Ainda tem rabetas horizontais, muito usadas no transporte ribeirinho, onde as canoas e barcos precisam se locomover em áreas rasas, com plantas e outros obstáculos submersos.
Não importa a sua necessidade, a Toyama tem uma vasta gama de motores de popa e rabetas para melhor lhe atender. Navegue fácil, navegue seguro. Vá até uma revenda e encontre o motor ideal e acessórios incríveis para seu barco.