Inovação na Construção Civil: como a tecnologia de compactação de solo transforma as obras - Toyama

Inovação na Construção Civil: como a tecnologia de compactação de solo transforma as obras

Compartilhar

compactadores de solo da Toyama, muito úteis na Construção Civil

A compactação do solo é uma etapa que tem um impacto enorme na infraestrutura e segurança da obra. E graças à inovação tecnológica, esse processo pode melhorar a eficiência da construção, reduzindo o tempo necessário para preparar o terreno.

Vamos explorar em detalhes o que é a compactação do solo, os diferentes métodos de compactação e como a tecnologia está transformando este processo na Construção Civil.

O que é um Compactador de Solo e para que serve?

Um Compactador de Solo é uma máquina projetada para realizar a compactação do solo e aumentar a densidade do solo, tornando-o mais resistente e estável. Isso é feito através da aplicação de força — geralmente através de vibração, impacto ou peso — para remover o ar e o espaço entre as partículas de solo.

Os Compactadores de Solo são fundamentais em uma variedade de projetos de construção. Eles são utilizados para compactar solo, areia, brita, terra e outros materiais granulares, sendo indicados para obras rodoviárias, fundações, solos irregulares, preparação de aterros, valas e tubulações. E são especialmente úteis em solos que contêm grandes quantidades de argila, que podem ser particularmente desafiadores para compactar manualmente.

Ao escolher um Compactador de Solo, é importante considerar as necessidades específicas do seu projeto. Por exemplo, se você está trabalhando com um solo granular solto, uma Placa Vibratória Toyama pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se o solo contém uma grande quantidade de argila, um Compactador de Solo à Percussão pode ser mais indicado.

Tipos de compactação de solo

Existem vários métodos para realizar a compactação de solo, cada um adequado para um tipo específico de solo e aplicação. Aqui estão alguns dos mais comuns:

  • Compactação Estática: este método de compactação envolve o uso de um equipamento pesado (como um rolo ou um compactador de placa) para aplicar pressão ao solo. A compactação estática é eficaz para compactar solos coesivos e semi-coesivos, como a argila, e é comumente usada em projetos de construção de estradas e aeroportos.
  • Compactação Vibratória: ela utiliza a vibração para rearranjar as partículas do solo e reduzir o espaço vazio, resultando em um solo mais denso. Este método é particularmente eficaz para solos granulares, como areia e cascalho. As Placas Vibratórias Toyama, por exemplo, são projetadas para compactar solos granulares soltos, tornando-as uma excelente escolha para compactar este tipo de solo, para a preparação para calçadas e pátios.
  • Compactadores de Percussão: os Compactadores de Percussão utilizam uma combinação de peso e força de impacto para compactar o solo. Eles são especialmente eficazes para compactar solos granulares e mistos com alto conteúdo de argila. O Compactador de Solo à Percussão Toyama é o equipamento indicado para realizar essa atividade com qualidade.

Compactador de Solo Toyama

Os Compactadores de Solo à Percussão Toyama foram especialmente projetados para compactar solos soltos e cascalhos, para evitar a sedimentação e prover uma base firme e sólida para a colocação de alicerces, fundações e outras estruturas.

Existem dois modelos de Compactadores de Percussão a Gasolina: TTR80Z-XP e o  TTR80ZM-XP

Ambos os modelos possuem um motor TE40ZX-XP com uma cilindrada de 149 cc e uma potência máxima de 4 HP. Eles operam a uma rotação máxima de 3400 RPM e têm uma força de impacto de 13.7 kN. A capacidade do tanque de combustível é de 2.8 litros e a capacidade de óleo é de 0.45 litros.

Compactador de Solo TTR80Z-XP da Toyama

O modelo TTR80ZM-XP possui algumas características adicionais, incluindo um horímetro, rodas para facilitar o transporte do equipamento até o local da obra e uma cobertura superior e protetores laterais que protegem o motor contra detritos e possíveis danos.

Placas Vibratórias Toyama

Oferecemos uma variedade de Placas Vibratórias e foram desenvolvidas na Linha XP para oferecer extra performance para atividades de uso intensivo/diário.

A Toyama oferece quatro modelos sendo 3 movidos a gasolina e um movido a diesel com diferentes níveis de potência e para atender a diferentes necessidades de compactação para diferentes tipos de solos. Aqui, vamos mostrar quatro modelos diferentes:

Placa Vibratória a Gasolina TPC60W-XP

Placa Vibratória a Gasolina TPC60W-XP da Toyama

Com um motor Toyama de 6.5HP, essa Placa Vibratória tem uma força de impacto de 10.5 KN e uma frequência de vibração de 5.600 vibrações por minuto. Além disso, ela pode se deslocar a uma velocidade de até 40 cm por segundo, permitindo uma eficiência de operação de até 450 m²/hr.

Ideal para projetos de construção de grande escala, como estradas e aeroportos. Além disso, ela pode ser usada para compactar solos granulares não coesivos em projetos menores, como a construção de calçadas e pátios.

Placa Vibratória a Gasolina TPC100WT-XP

Placa Vibratória a Gasolina TPC100WT-XP da Toyama

Equipada com um motor Toyama de 6.5HP, com uma força de impacto máxima de 13 KN, ela é indicada para compactar solos granulares não coesivos, como areia, saibro, cascalho, asfalto, concreto úmido e pavimentos intertravados. Seu reservatório de água com capacidade de 12 litros permite que seja usado para compactar asfalto.

Ideal para uma variedade de projetos de construção, incluindo a construção de estradas, calçadas, pátios e fundações para edifícios.

Placa Vibratória a Gasolina TPC130WR-XP

Placa Vibratória a Gasolina TPC130WR-XP da Toyama

Essa Placa Vibratória conta com um sistema de reversão manual com cabo que permite direcionar o deslocamento para frente ou para trás, promovendo maior rendimento e facilitando o processo de compactação. Ela também é equipada com um motor a gasolina Toyama de 6.5 HP, mas possui uma força de impacto máxima maior, chegando a 25 KN, e uma frequência de vibração de 4.300 vibrações por minuto.

Ideal para uma variedade de projetos de construção, pois pode ser usada para compactar solos granulares não coesivos (areia, cascalho e asfalto) em projetos como a construção de estradas, calçadas e fundações.

Placa Vibratória Reversível a Diesel TDPC170WRCT-XP

Placa Vibratória Reversível a Diesel TDPC170WRCT-XP da Toyama

Esse modelo possui um sistema de reversão manual, permitindo que o equipamento se desloque para frente ou para trás. Equipada com um motor a diesel Toyama de 6.7 HP, sua força centrífuga é de 30.5 KN o que eleva a eficiência da compactação. Possui rodas e alça de elevação para facilitar o transporte.

Ideal para solos granulares não coesivos que requerem uma ação vibratória para movê-los, como areia, cascalho e asfalto, bem como para a preparação do terreno para a construção de edifícios e outras estruturas.

Antes de escolher a Placa Vibratória para o seu projeto, é importante considerar o tipo de solo e intensidade de utilização para escolher o motor compatível com as necessidades do seu projeto.

A importância dos EPIs na Compactação de Solo

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são essenciais em qualquer operação de compactação de solo. Eles protegem os trabalhadores de potenciais perigos no local de trabalho, incluindo lesões causadas por equipamentos pesados, exposição a ruídos altos e inalação de poeira e outros contaminantes.

Ao operar um Compactador de Solo ou uma Placa Vibratória, os trabalhadores devem sempre usar EPIs adequados. Isso pode incluir:

  • Proteção Auditiva: os Compactadores de Solo e as Placas Vibratórias podem produzir níveis de ruído significativos, o que pode levar à perda auditiva ao longo do tempo. Os protetores auriculares ou tampões de ouvido podem ajudar a reduzir a exposição ao ruído.
  • Proteção para os Olhos: a operação de equipamentos de Compactação de Solo pode gerar poeira e detritos, que podem ser prejudiciais se entrarem em contato com os olhos. Óculos de segurança ou protetores faciais podem ajudar a proteger os olhos dos trabalhadores.
  • Proteção para as Mãos: luvas de segurança podem ajudar a proteger as mãos dos trabalhadores contra bolhas, cortes e outras lesões que podem ocorrer durante a operação de equipamentos pesados.
  • Proteção para os Pés: botas de segurança com biqueira de aço podem ajudar a proteger os pés dos trabalhadores contra lesões causadas por objetos pesados que possam cair ou rolar sobre eles.
  • Proteção Respiratória: máscaras de poeira ou respiradores podem ser necessários em ambientes empoeirados para prevenir a inalação de partículas prejudiciais.

Lembrando que cada local de trabalho é único e pode exigir diferentes tipos de EPIs. Portanto, é importante realizar uma avaliação de risco completa para determinar quais EPIs são necessários para cada tarefa.

****

A tecnologia de compactação de solo está transformando a indústria da Construção Civil, tornando as obras mais seguras e eficientes. A Toyama, com sua gama de equipamentos de alta qualidade, está na vanguarda dessa transformação, ajudando a edificar um futuro mais seguro e sustentável.

Se você está procurando equipamentos de alta qualidade, conte com a nossa tecnologia de ponta e o compromisso com a qualidade. Buscamos constantemente desenvolver produtos com robustez e qualidade para ajudar as pessoas e empresas em suas demandas diárias, provendo produtos de força e energia que trabalham por você. Profissionalize sua obra com os equipamentos Toyama! Construção Civil também é nosso negócio!

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!