Como se preparar para a pesca esportiva?
Compartilhar
Para participar da pesca esportiva é importante estar preparado, não só na hora de iniciar a pesca, mas em casa, antes mesmo de chegar ao local da pescaria e na hora de escolher todos os itens necessários para essa prática.
Além dos equipamentos para a estrutura do barco, como motores, acessórios, combustível e materiais de segurança, é muito importante também ficar atento ao kit para a pesca como roupas protetoras, varas, iscas e tudo mais. Para evitar perrengues durante a pescaria, continue lendo!
Como funciona a pesca esportiva?
Sendo uma variação da pesca recreativa, ou seja, aquela realizada como lazer e que não tem como objetivo a subsistência do pescador, a pesca esportiva é uma modalidade de pesca, em que os peixes são devolvidos à água em que os praticantes utilizam algumas técnicas para que os peixes permaneçam vivos após serem pescados.
Existem dois tipos de pesca: a de espera e a ativa. Na pesca de espera a isca natural é a mais usada e o pescador espera o peixe morder a isca. Já na pescaria ativa, se usa a isca artificial, exigindo mais habilidade do pescador, que deve fazer a isca parecer viva, atraindo o peixe para morder a isca.
Pode não parecer, mas a pesca demanda exercícios físicos, pois o ato de jogar o anzol várias vezes requer força e movimentação braçal, fazendo até com que o pescador perca algumas calorias. Por isso é recomendado que se faça alongamentos e, se possível, musculação antes de começar, pois um dia de pesca pode durar até 11h, então, é bom estar devidamente preparado.
Além disso, é fundamental avaliar as condições do barco e do motor. Por isso, conheça os itens que merecem atenção na checagem:
1. Verificar o motor
O motor do barco garante a velocidade dentro da água, a movimentação entre os peixes e a economia de combustível. Aqui na Toyama, nós nos preocupamos em garantir uma pesca esportiva realizada com segurança. Por isso, a linha Marine Toyama foi desenvolvida e dedicada para os amantes da pesca, seja ela esportiva ou de subsistência.
Nesta linha oferecemos mais de 20 modelos de motores de 2 e 4 tempos, entre rabetas, rabetões, caixas reversoras, motores de popa, caixas redutoras, motores verticais e motores horizontais para a navegação em lagos, rios e águas rasas.
2. Estabilidade e peso do barco
Águas mais agitadas demandam barcos com maior estabilidade, modelos mais largos que são mais sólidos. Além disso, é importante verificar todos os materiais e quem vai participar da atividade, para avaliar o peso que será distribuído no barco.
3. Combustível
Fique atento em relação aos tanques de combustíveis (ideal ter um tanque extra, caso haja algum problema com o que está sendo utilizado). Garanta que o combustível do barco está em dia e que há recipientes com combustível extra. Na Toyama, oferecemos recipientes para óleo e combustível, com capacidade para até 24 litros, o que proporciona mais autonomia e praticidade, tendo sempre a mão combustíveis para novos abastecimentos do seu barco.
4. Equipamentos de proteção
A proteção é primordial, por isso mantenha sempre no barco chapéu, óculos, viseira, protetor solar, repelentes e uma barraca, pois é sempre bom estar preparado para todo e qualquer imprevisto.
5. Segurança
Usar o colete salva-vidas o tempo todo é indispensável. Além disso, é preciso seguir as condutas de segurança, como, por exemplo, não se movimentar de maneira a desestabilizar a embarcação e não ficar em pé na borda do barco. Evite o consumo de bebidas alcoólicas, pois elas alteram seus reflexos.
Para garantir um passeio seguro a todos, atente-se também à qualidade e funcionamento do motor, leve um tanque de combustível extra e os itens de proteção.
Como se preparar para a pesca esportiva?
Primeiro de tudo, toda pescaria é diferente e sempre há diversos fatores que influenciam a atividade. A natureza é surpreendente e o pescador deve estar preparado para essas surpresas, por isso é preciso considerar alguns pontos antes de se organizar para o dia de pesca, pensando sempre no local da pescaria, nas condições climáticas e na espécie que deseja capturar. Resolvidas essas questões, é hora de preparar os itens que serão levados a bordo:
Vara de Pesca
A vara é um dos itens principais da pesca esportiva. Atualmente, as mais usadas são aquelas feitas de grafite e carbono, por serem mais leves, mas sem perder a resistência e a eficiência.
Anzol
O anzol é onde se fixam as iscas. Possuem variados tamanhos e modelos e cada um é designado para um tipo de peixe específico. Por isso, é importante manter vários em seu estoque, pequenos, médios e grandes.
Linha
A linha é classificada de acordo com seu peso e serve como base para a escolha dos demais equipamentos. Fabricadas em nylon, as linhas podem ser mais pesadas ou mais leves, variando para suportar o peso de cada espécie.
Isca
Usada para atrair o peixe, a isca é um elemento primordial na pesca e sua escolha é feita a partir, principalmente, do tipo de peixe que pode ser encontrado na região, levando em consideração a profundidade em que o peixe fica e o seu tipo de alimentação. Por exemplo, para peixes de profundidade, as iscas mais indicadas são: shads, grubs, jumping jigs, colheres, entre outras.
Elas podem ser naturais ou artificiais. Atualmente, as iscas artificiais costumam ser mais usadas por não serem perecíveis, feitas normalmente de chumbo ou estanho.
Molinete
Os molinetes são equipamentos de pesca esportiva, responsáveis por enrolar e armazenar a linha, bem como puxá-la e lançá-la. Classificados de acordo com seu peso, ultraleve, leve, médio e pesado, eles oferecem mais maleabilidade na hora de manejar e recolher o peixe.
Chumbos
Os chumbos possuem utilidades muito específicas na prática, sendo responsáveis pela estabilidade entre o molinete, a linha e o anzol. Os modelos mais utilizados são garra, pirâmide e granola.
Boias
Essas são responsáveis pela estabilidade da isca dentro d’água, mantendo-as em uma altura adequada para que não afundem.
Bússola
O uso da bússola é fundamental para se guiar durante a pesca e evitar imprevistos, como se perder ao longo do trajeto pelas águas.
Caixa Térmica
As caixas térmicas de pesca são muito úteis, pois podem armazenar tanto as iscas naturais, quanto os peixes e líquidos para sua hidratação durante o dia de pesca, além dos itens para o seu consumo, pois é fundamental se alimentar bem durante o dia de pesca. Por isso, prepare alimentos e bebidas leves para este dia, garantindo o seu bem-estar.
Como vimos, a pesca esportiva exige equipamentos, cuidados com os materiais de pesca e precauções em relação ao barco, motores e combustível.
A Linha Marine da Toyama fornece os melhores motores para você aproveitar a pescaria de forma segura e agradável.
Para conhecer todas as opções de motores que a Toyama oferece para você navegar fácil e seguro, acesse o catálogo dos produtos Marine e visite uma revenda especializada para adquirir o seu.