Como Dimensionar seu Gerador Toyama - Toyama

Como Dimensionar seu Gerador Toyama

Compartilhar

 

Para escolher o Grupo Gerador, é importante ter uma noção geral de quantos e quais equipamentos você deseja utilizar de forma isolada e forma simultânea.

Para dimensionar o gerador Toyama, você precisa identificar qual será seu consumo total, e assim dimensionar a potência necessária para escolher o modelo de gerador que atenderá suas atividades.

 

A Toyama preparou algumas dicas para auxiliá-lo nessa tarefa. Confira:

 

1 – Calcule o consumo em potência (W) de cada item (tensão x corrente = potência).

2 – Some o consumo de todos os equipamentos que serão utilizados simultaneamente.

3 – Tenha em mente que o acionamento inicial de um motor elétrico pode consumir até 3 vezes o que ele consome durante o funcionamento normal.

 

Alguns modelos de equipamentos possuem elevado consumo de energia e essa sobrecarga precisa ser considerada.

Compressores e ar condicionado podem consumir até 7 vezes o que ele consome durante seu funcionamento normal. Já os motores elétricos exigem uma corrente inicial maior, mas esse consumo inicial depende do tipo e da forma de utilização do motor. Alguns aparelhos poderão consumir apenas de 50 a 30% dessa corrente para continuar funcionando.

O consumo operacional de aparelhos elétricos como lâmpadas incandescentes e fornos elétricos é idêntico ao consumo inicial. Aparelhos como bombas submersas e compressores ou condicionadores de ar exigem uma corrente inicial muito grande. Consomem 3 a 7 vezes mais que o consumo nominal, no momento em que são acionados.

As lâmpadas fluorescentes podem consumir 2 vezes mais, no momento em que são acesas. As lâmpadas a vapor de mercúrio consomem 2 a 3 vezes mais, no momento em que são acesas. A maioria das ferramentas elétricas consome 2 a 3 vezes mais quando funciona sob carga.

 

Quer saber como realizar o cálculo?

Para apresentar o exemplo, vamos trabalhar com valores ilustrativos (*), e lembre-se de sempre consultar as fichas técnicas de seus equipamentos antes do dimensionamento. Além é claro de contratar um profissional para realizar a análise técnica.

Exemplo: *

5 lâmpadas = 80 W Cada

1 Televisão = 300 W

1 Geladeira = 250 W

1 Chuveiro = 4.500 W

 

Calculando os equipamentos sem motor (carga resistiva):

 

5 lâmpadas x 80 w = 400 W

1 Televisão = 300 W

1 chuveiro = 4.500watts

 

Então:

Total = 400W+300W+4.500W

Total = 5.200watts

 

Cálculo do equipamento com motor elétrico (carga indutiva) – para a sua partida é necessário aproximadamente de 4 a 5 vezes o seu consumo nominal:

1 Geladeira = 250 w

 

Então:

Total = 250W x 4

Total = 1.000W

Total geral no pico máximo necessitará 5.200W + 1000W.

Total geral = 5.200W + 1.000W

Total geral = 6.200W

 

O gerador recomendado neste para este exemplo ilustrativo é o gerador TG8000CXE que fornece 7.000watts nominal.

Por questões de segurança, é importante contratar um profissional técnico que possa acompanhar a indicação do gerador ideal, bem como a instalação de seu gerador.

Agora que você já conhece as especificações corretas, aproveite para acessar o site da Toyama e encontre os equipamentos e acessórios que precisa!

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!