Saiba como economizar água na agricultura - Toyama

Saiba como economizar água na agricultura

Compartilhar

irrigador ajuda a economizar água

Com dicas simples e uso responsável, é possível economizar água para as próximas gerações

Os recursos naturais são finitos e a água é um importante elemento que merece uma atenção especial, seja na preservação, economia e cuidados para evitar desperdícios e garantir sua correta utilização.

As secas que eram comuns em regiões e biomas brasileiros naturalmente mais secos avançaram para todo o país. Além da economia no consumo diário em casa, é fundamental controlar os gastos de água em todos os setores. 

Para as atividades rurais, a Toyama trouxe algumas dicas para você economizar água na agricultura!

A inovação é o caminho

A água faz parte de todos os processos do trabalho no campo. Por isso, é importante identificar as áreas e atividades onde é possível economizar mais. A irrigação é uma das etapas que mais envolve água!

Técnicas modernas de irrigação

O gotejamento é uma técnica conhecida que substitui a irrigação de fluxo constante. Esse sistema envolve tubulações e mangueiras com furinhos que gotejam a água diretamente no solo, controlando a vazão e o fluxo. A economia pode chegar a até 50% se comparada às formas tradicionais de irrigação.

Manutenção e tecnologia

Há quem não possa substituir totalmente o método de irrigação. Nesses casos, a dica é usar a água de forma mais responsável. Mantendo a manutenção das peças em dia, é possível evitar vazamentos que, no médio e longo prazo, desperdiçam centenas de litros de água. 

Além disso, cada vez mais equipamentos com alta tecnologia embutida estão ficando mais baratos. Esses equipamentos mais modernos já otimizam o uso de água, evitando desperdícios.

Outras formas de economizar água

Indo além da irrigação, é possível economizar água controlando o sol. Como? Com o uso de telas! As telas que são comuns em pequenas plantações podem ser aplicadas também em alguns plantios de médio porte e possuem uma relação estreita com o consumo de água. 

Quanto mais intensos e diretos são os raios de sol na planta, mais água é necessária no plantio. Assim, com as telas é possível equilibrar a temperatura do solo e das plantas e também evitar o desperdício de água.

O plantio direto é outra técnica envolvida no campo que pode ajudar na economia de água. Plantio direto é quando, no momento da plantação, são preservadas as “palhas” e demais resíduos vegetais da plantação anterior. Com isso, o solo retém água, evitando que seja necessário molhar repetidamente a planta. Além disso, a técnica previne a erosão.

Economizar água no campo é como em casa: pequenos hábitos podem trazer grandes mudanças. 

    Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!