Como funciona um Compactador de Solo? | Toyama

Como funciona um Compactador de Solo?

Compartilhar

Saiba mais sobre este equipamento indispensável para diversos setores

A Compactação de Solo é uma atividade essencial na construção civil, e os equipamentos são utilizados para adensar terra, areia, cascalho e outros elementos. 

Hoje a Toyama oferece dois tipos de compactadores: o modelo que trabalha por impacto (Compactador de Solo) e o outro que trabalha por vibração (Placas Vibratórias).

Os equipamentos que podem ser utilizados para a compactação, e com seu uso, é possível preparar o terreno para fundações e bases para iniciar diversos tipos de obras.

Para você conhecer mais sobre o Compactador de Solo, a Toyama preparou o seguinte material. Confira!

O que é um Compactador de Solo?

Máquina que trabalha em movimento constante de impacto e são especialmente projetados para compactar solos soltos e cascalhos, para evitar sedimentação e prover uma base firme e sólida para a colocação de alicerces, funções e outras estruturas. Para conhecer as informações técnicas, conheça o modelo TTR80ZX da Toyama. 

O Compactador de Solo é muito necessário na primeira fase de obras, em que normalmente os processos de preparo do terreno e terraplanagem estão sendo executados. O equipamento é essencial para preparar terrenos que receberão fundações, aterros, meios-fios, oleodutos, valas, além da estrutura de tubos de instalação de água e esgoto.

O que é uma Placa Vibratória?

Estas máquinas são utilizadas para desenvolver trabalhos em solos como areia, saibro, cascalho, asfalto, concreto úmido e pavimentos intertravados. O trabalho de compactação é realizado por acomodação dos detritos. Para conhecer as características técnicas, confira o site.

Tipos de Compactadores

Existem diversas opções de modelos no mercado, sendo mais utilizados os conhecidos por Sapo, Sapino e Percussão. Eles são diferenciados pelo movimento realizado pela máquina em funcionamento.

Funcionamento do Compactador de Solo

O motor gera energia e a transmite por meio do sistema de embreagem que está conectado a um pinhão. Esta peça, engrenada na coroa, engata também na biela e gera o movimento de subida e descida, proporcionando os impactos da sapata no solo.

Cuidados durante uso do equipamento

Para utilizar o Compactador de Solo em segurança, siga as recomendações abaixo:

  • Não use o equipamento em locais fechados para evitar o acúmulo de monóxido de carbono;
  • Não fume ou gere qualquer tipo de faísca perto do equipamento;
  • Evite compactar áreas de encosta, barrancos e valas que ofereçam riscos de desmoronamento ou deslizamento;
  • Ao manusear o equipamento, mantenha mãos e pés afastados das partes móveis do Compactador de Solo;
  • Utilize os EPIs recomendados para realizar a operação: óculos de proteção, luvas antiderrapantes, proteção auditiva e calçado de trabalho com proteção nas biqueiras.

Agora que você já sabe como funciona um Compactador de Solo, aproveite para acessar o site da Toyama e encontre os melhores equipamentos para a construção civil!

 

Assine nossa newsletter e tenha acesso a novidades exclusivas!